.

.

domingo, 24 de abril de 2016

ONG oferece oficina de Turismo Cultural para adolescentes do Ipiranguinha

ONG GAIATO, atuante no município há mais de 20 anos, vem investindo em projetos de valorização da identidade cultural dos moradores d... thumbnail 1 summary


ONG GAIATO, atuante no município há mais de 20 anos, vem investindo em projetos de valorização da identidade cultural dos moradores de Ubatuba associado à uma visão socioambiental.



 Em 2015, a ONG deu início ao Projeto Nossa Cara: Juventude Caá.içara, que vem empoderando jovens para atuar como agentes ambientais e culturais no município. 
Patrocinado pela Petrobras, o projeto é formado por 17 jovens entre 15 e 20 anos de quilombos, aldeias indígenas, comunidades caiçaras e moradores do centro urbano. Com duração de dois anos, o projeto atualmente está na fase de multiplicação, quando os jovens estão levando os conhecimentos adquiridos em um ano de formação para outros adolescentes da cidade por meio de rodas de conversas em escolas e entidades parceiras.

A experiência positiva deste trabalho levou o GAIATO a ampliar sua atuação nesta área ao abraçar a oficina de Turismo Cultural proposta pela FundArt, que possibilitará que outros jovens da entidade conheçam de modo mais aprofundado a sua história, cultura e o nosso meio ambiente. O objetivo da instituição é fomentar a construção do sentimento de pertencimento por meio da valorização e preservação da nossa cultura tradicional e das riquezas naturais no nosso município. Para tanto, a oficina ministrada pela geógrafa Jamila Prata Aguiar irá abordar a história do nosso município por meio de visitas a campo, quando os jovens terão acesso a diversos atrativos naturais e culturais da cidade, como prédios históricos do município e comunidades tradicionais quilombola, indígena e caiçara.

Divulgação - 20/04/2016, 12h10

Foto: InforMar Ubatuba
Estão abertas as inscrições para a oficina, que acontecerá às segundas-feiras, das 8h às 12h e 13h30 às 17h. Podem se inscrever adolescentes de 10 a 17 anos moradores do Ipiranguinha. A inscrição será feita na sede da instituição, que fica na Rua das Palmeiras, 200, Ipiranguinha, Ubatuba/SP.

Sobre o Gaiato

Fundada há 23 anos, a entidade estabelece uma política de atenção à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social, em sintonia com a legislação vigente.

O GAIATO atende diariamente quase 400 crianças e adolescentes de 09 a 17 anos, moradores da região oeste do município. As atividades acontecem sempre no contra turno escolar, quando são ofertadas atividades artísticas e culturais, além de terem contato com temas transversais sobre cidadania, meio ambiente e protagonismo juvenil.

A organização tem sua sustentabilidade garantida, por convênios firmados com a Prefeitura, financiamento de projetos via FIA, apresentação de projetos a financiadores, jantares filantrópicos e doações voluntárias.


Fonte........Matéria divulgada originalmente no site : http://www.informarubatuba.com/#!oficina-de-turismo-cultural/c195x



Nenhum comentário

Postar um comentário