.

.

terça-feira, 31 de maio de 2016

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA 3 º SEMANA DO MAR EM UBATUBA.............

III Semana do Mar chama a atenção para a preservação dos mares e oceanos com ações educativas e culturais em Ubatuba O Projeto Tamar,... thumbnail 1 summary

III Semana do Mar chama a atenção para a preservação dos mares e oceanos com ações educativas e culturais em Ubatuba
O Projeto Tamar, o Aquário de Ubatuba e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil, Arcor do Brasil e o patrocínio oficial da Petrobras, realizam a ‘III Semana do Mar’, entre os dias 05 e 11 de junho de 2016. O evento faz parte da Programação da 7ª edição do ‘Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar’, com o objetivo de sensibilizar, refletir e realizar ações em prol da proteção às tartarugas marinhas, aos mares e oceanos.



Com o apoio de diversos parceiros locais, a semana conta com uma programação especial de palestras relacionadas aos mares e oceanos, documentários, exposições, eventos culturais, contação de histórias, mutirão de limpeza de praia, ações educativas do Projeto Albatroz, soltura de tartarugas marinhas, e muito mais.
Vale destacar a participação da equipe do Projeto Albatroz nas ações educativas durante a semana, capacitando professores da rede pública de ensino, realizando palestras, atividades educativas, o “Abraço do Albatroz” e participando da limpeza de praia e soltura de tartarugas marinhas. O Projeto Albatroz, assim como o Tamar, é parte integrante da Rede BIOMAR, que reúne projetos que tem como objetivo a conservação da biodiversidade marinha no Brasil, e que são patrocinados pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
 A abertura do evento começa no dia 05 com a limpeza da Praia do Itaguá às 8h, iniciando na Praça da Baleia. Ao meio dia, haverá soltura de tartarugas marinhas reabilitadas no local. Às 10h, no Projeto Tamar, haverá a abertura da exposição fotográfica da Rede Biomar. Às 20h, o Tamar e a Petrobras apresentam Gabriel o pensador, com abertura da Banda Os Cascudos, que interpretam canções em defesa das tartarugas marinhas e dos oceanos.
O Instituto Costa Brasilis, com o projeto “Olhe para o Mar”, estará captando imagens, impressões e percepções dos participantes das atividades durante toda a III Semana do Mar.
Dia 06/06, às 8h30, a contadora de histórias Mariza Taguada apresentará “Histórias sobre o Mar”, no Projeto Tamar (necessário agendamento prévio). Às 15h, o Tamar recebe a palestra “Manguezal: Berço Ameaçado”, com Luiz Claudio Santiago Bernardes, da APPRU. Às 18h30, o Aquário de Ubatuba exibirá o documentário “Ubatuba um Mar de Memórias”, produzido pelo Projeto Garoupa. Na sequência, às 19h30, no Aquário de Ubatuba, a palestra “Como Interpretar as Previsões de Ondas”, com Dr. André Lanfer, do INPE- Instituto de Pesquisas Espaciais.
A programação do dia 07/06 começa cedo: das 8h às 12h, o Projeto Albatroz realizará no Tamar a capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com o “Uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede Biomar”. Às 19h, no Aquário de Ubatuba, acontecerá a palestra “O Papel da Mídia na Conservação Ambiental” com Patricia Palumbo, da Radio Vozes – Programa Baleia Azul.
 Nos dias 0809 e 10, das 08h às 18h, o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil promovem o Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Estas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da III Semana do Mar.
Dia 09/06, às 15h30, Mariza Taguada volta ao palco do Tamar com a “Contação de Histórias sobre o Mar(necessário agendamento prévio ). Às 19h30, o Prof. André Barreto, da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, realizará a palestra “Programas de Monitoramento de Praias – A importância da Gestão de Dados de Biodiversidade para a Conservação Marinha” no auditório do Aquário de Ubatuba.
Dia 10/06, às 16h30, o Instituto Costa Brasilis realizará , no Aquário de Ubatuba, a atividade “Tarot Ambiental”. No auditório do Aquário, às 19h30, é a vez da palestra do oceanólogo Hugo Gallo Neto sobre “O Lixo no Mar”.
A apresentação musical do dia 11/06, com o patrocínio do Instituto Arcor Brasil, acontecerá às 20h, noTamar, com Luís Perequê e Carlinhos Antunes com Quarteto Mundano, e a participação especial de P. C. Castilho. O evento, que conta com o apoio do Silo Cultural de Paraty, marca o encerramento do VII Festival da Mata Atlântica: Floresta, Rios e Mar e da III Semana do Mar.
Projeto Tamar - Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma soma de esforços entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.
Serviço:
III Semana do Mar: de 5 a 11 de junho
Mais informações:
Projeto Tamar (12)3832 6202 | 3832 7014



Nenhum comentário

Postar um comentário