Birdwatching UbatubaO Centro Cambucá de Observação de Aves foi criado em 2010, por meio de uma parceria entre a Fundação Florestal (PESM – Núcleo Picinguaba) e a Prefeitura de Ubatuba, O acesso é no km 21,5 da Rodovia Rio-Santos, e ocupa uma área de 11 mil hectares, basicamente é uma trilha que fica no bairro do Cambucá, destinada à observação e estudo das aves, também chamado de “Orniturismo” ou “Birdwatching”. 


O Centro possui um grande lago com beleza paisagística excepcional, onde são avistadas e registradas as paradas de aves migratórias. como a águia-pescadora (Pandion haliaetus) e a Biguatinga (Anhinga anhinga), e a presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica, como o trinca-ferro-verdadeiro (Saltator similis), capitão-de-saíra (Attila rufus) e papa-taoca-do-sul (Pyriglena leucoptera).birdwatching nucleo picinguabaA Trilha do Lago tem nível de dificuldade fácil, um percurso de 1.550 metros, feito geralmente em 1 hora e 30 minutos, devido as muitas paradas, pois a cada passo, um encontro emocionante para as fotografias. O lago, resultado de uma cava de areia, explorada por anos, e seu entorno, mesclado à mata nativa, a um pasto abandonado, com extensas áreas de taboa e inundadas, criam ambientes para diferentes espécies de aves, sendo algumas somente encontradas por lá.passarossUbatuba está na frente neste segmento de observação de aves, impulsionada por cerca de 540 espécies (entre as mais de 1.800 que existem no Brasil), que habitam esse pedaço de natureza privilegiada do litoral Sudeste. A cidade é reconhecida como “a capital brasileira da observação de aves” e realiza no início de outubro, um festival dedicado ao “birdwatching”.
passarosA trilha é toda orientada com placas bilíngues, e a única da modalidade no Litoral Norte a ser classificada junto ao Ministério do Turismo, como destino para turistas internacionais. O passeio e trilhas devem ser guiados, por monitores do Núcleo Picinguaba, com agendamento pelo e-mail: agendamento.picinguaba@gmail.com, ou pelos números (12) 99707-2426 e (12) 3833-6552.