.

.

terça-feira, 5 de julho de 2016

1° LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE MANGUEZAIS EM UBATUBA - SP " IN LOCO "

Praia da Ponta Aguda Maguezal PRIMEIROS RESULTADOS; 1° LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE MANGUEZAIS EM UBATUBA - SP " IN LOCO "... thumbnail 1 summary
Praia da Ponta Aguda Maguezal


PRIMEIROS RESULTADOS;
1° LEVANTAMENTO DAS ÁREAS DE MANGUEZAIS EM UBATUBA - SP " IN LOCO "
A ong APPRU (Amigos na Preservação, Proteção e Respeito à Ubatuba) , com a parceria e apoio da APA-marinha LN, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Polícia Militar Ambiental, Promata; Câmara Municipal; VerdeBus e Ong Guardiões do Mar-RJ Projeto Uçá; realizou no dia 25 de junho, sábado, a primeira visita técnica do projeto de "Levantamento e quantificação das áreas de manguezais de Ubatuba".



Roteiro



A proposta visa:
Gerar novos subsídios para pesquisas locais;
- Fomentar ações de educação ambiental específicas para o ecossistema;
- Criar dados que possam colaborar na elaboração de políticas públicas locais;
- Banco de dados;
- Elaboração e Desenvolvimento de ações de conservação;
- Identificação de problemas;
- Aumentar o conhecimento sobre a região;
- Dados para elaboração de Diagnóstico ambiental;


Praia da Figueira - Árvores do mangue.


A primeira parada da equipe, foi na praia de Ponta Aguda, onde foi constatado a presença de um bosque de manguezal, no rio que desagua no meio da praia, com predominância da espécie Laguncularia Racemosa, (mangue branco), e registrou-se também a presença do gênero Rizhophora mangue (mangue vermelho), além da presença também de formação de dunas. Foram encontrados também resíduos como plásticos, principalmente.
A segunda parada foi na praia da lagoa, onde a equipe parou nas ruínas de um antigo porão de escravos, atrás da qual se estende a lagoa que nomeia a praia. Ali, foi constatada a presença de árvores de mangue esparsas, (mangue branco) mas como a lagoa estava cheia não foi possível uma maior aproximação, o que sera feito numa nova visita, com botes e caiaques. Na volta, foi feita uma vistoria na praia da Figueira, onde havia relatos de que haveria árvores de mangue no canto esquerdo da praia. Foram encontradas algumas árvores de mangue branco (laguncularia racemosas) e mangue preto (Avicennia schaueriana) num pequeno córrego que desaguá ali.









O projeto "Levantamento da áreas de manguezais de Ubatuba" é uma iniciativa da ong APPRU, com com a parceria e apoio de:
- APA-marinha LN;
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
- Polícia Militar Ambiental,
- Promata;
- Câmara Municipal;
- VerdeBus;
- Ong Guardiões do Mar- Projeto Uçá;
Agradecimentos também à bióloga da APAM-LN, Gabriela Sartori, à equipe PROMATA, (Silas Fileto, Ezequiel e Aguinaldo), ao Presidente da Câmara Muncipal de Vereadores, Vereador Claudinei Xavier e seus assessores; Assessoria de Imprensa; aos policiais militares ambientais, André Lovatto e Edson; à estudante de biologia (Módulo Centro Universitário, Caragua) e fotógrafa Letícia Rodrigues, à Fabiano Prado, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, A ong Guardiões do Mar-RJ, através do Projeto Uçá, e a empresa de ônibus VerdeBus.

FONTE........APPRU -  UBATUBA " MANGUEZAL BERÇO AMEAÇADO"
















Nenhum comentário

Postar um comentário