.

.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

'Filhos da ilha' e paróquias preparam celebrações em louvor ao Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta

A associação Filhos da Ilha Anchieta, juntamente com a paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaguá, e com o Parque Estadual da I... thumbnail 1 summary

A associação Filhos da Ilha Anchieta, juntamente com a paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Itaguá, e com o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), realizam no dia 6 de agosto a tradicional celebração do Dia do Senhor Bom Jesus, padroeiro da Ilha Anchieta.




O evento terá início às 7h30, com um encontro na Igreja do Itaguá, de onde parte uma grande carreata levando a imagem de São Bom Jesus rumo ao Saco da Ribeira, para dar início à Procissão Marítima em direção à Ilha Anchieta, às 9h.


Já na Ilha Anchieta, por volta das 10h, será realizada uma Missa Campal com a presença de todos os convidados, com cânticos de louvor e bênção, na Capela do Senhor Bom Jesus da Ilha Anchieta. O evento prossegue até às 16h, com tempo livre para a visitação, banhos de mar, passeios e brincadeiras dentro do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

O evento religioso sem fins lucrativos é aberto ao público, porém as vagas são limitadas. Os interessados devem procurar a secretaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Itaguá, no horário de funcionamento da secretaria da paróquia (de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h). Lá é possível adquirir os convites para a escuna (R$20,00) que dará direito ao transporte de ida e volta do Saco da Ribeira até a Ilha Anchieta. Os participantes devem levar lanche, água, protetor solar, repelente e blusa de frio.

A celebração do dia 6, entretanto, é precedida da visitação da imagem do Senhor Bom Jesus às paróquias. A imagem será retirada da capela da Ilha Anchieta no dia 22 de julho, e levada ao continente para percorrer diversas comunidades de Ubatuba, onde poderá ser vista e celebrada pelos devotos (Confira a programação ao final da matéria).

HISTÓRICO

Na devoção e na arte sacra católica, as imagens do Senhor Bom Jesus, representam Jesus Cristo no momento de seu julgamento, supliciado injustamente, participando do sofrimento da humanidade. Tudo isso por bondade e amor a essa mesma humanidade que o crucifica.

Registros mostram que no século XIX, os antigos habitantes da então chamada Ilha dos Porcos já celebravam a devoção ao Bom Jesus na mesma capela. Com o tempo a tradição se perdeu, devido às inúmeras mudanças ocorridas na Ilha que, no século XX foi palco de acontecimentos trágicos e vergonhosos de nossa história, como o abandono dos bessarabianos em 1926, a construção de um presidio que misturava presos políticos com presos comuns e a famosa rebelião de 1952.

Em 1999, os descendentes dos antigos caiçaras que viveram ali, os chamados "filhos da ilha", juntamente com a administração do Parque Estadual da Ilha Anchieta e a Prefeitura, restauraram a capela e a tradição de celebrar o Bom Jesus no dia 6 de agosto. 

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO SENHOR BOM JESUS

22/07 - Sexta-feira
Saída do Senhor Bom Jesus da capela da Ilha Anchieta

23 e 24/07 - Sábado e domingo
Exposição na Igreja Matriz com missa às 19h30

28/07 - Quinta-feira
Rio Escuro, Comunidade Espírito Santo
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Celebração ou Terço

29/07 - Sexta-feira
Praia do Lázaro - Comunidade São Benedito
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Celebração ou Terço

30/07 - Sábado
Perequê-Mirim - Comunidade Santana
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Missas às 18h

31/07 - Domingo
Enseada - Comunidade Santa Rita
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Missas às 10h

 
31/07 - Domingo
Sertão do Perequê-Mirim - Comunidade São Mateus
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Missas às 18h

01/08 - Segunda-feira
Sertão do Perequê-Mirim - Comunidade São Mateus
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Celebração ou Terço

02/08 - Terça-feira
Praia das Toninhas - Comunidade Santo Antônio
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Celebração ou Terço

03/08 - Quarta-feira
Praia das Toninhas - Comunidade Santo Antônio
Exposição do Senhor Bom Jesus

04/08 - Quinta-Feira
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Missa às 19h

05/08 - Sexta-feira
Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
Exposição do Senhor Bom Jesus, com Missa às 19h30
 

06/08 - Sábado
Grande carreata com saída às 7h30 da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Itaguá, em direção ao Saco da Ribeira com destino à Ilha Anchieta, com missa Campal, com a presença de todos os convidados

FONTE...............INFORMAUBATUBA

Nenhum comentário

Postar um comentário