.

.

domingo, 28 de agosto de 2016

1 º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS

Nossa coluna  Saúde prática  tem o prazer de divulgar o1º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no SUS de Ubatuba. O s... thumbnail 1 summary
Nossa coluna Saúde prática tem o prazer de divulgar o1º Seminário de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no SUS de Ubatuba. O seminário é organizado pelas Secretaria de Saúde e Secretaria do Meio Ambiente. É um evento aberto a todo  público! 


As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são uma conquista de todos nós e precisamos dar apoio para ganhar força e se expandir!

O que são as PICs? São diretrizes criadas pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, em 2006, foi aprovada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), que regulamenta a inserção dessas práticas no SUS (isso quer dizer que tem verba destinada!). Incluem a fitoterapia , homeopatia, medicina tradicional chinesa, antroposofia e termalismo.
O objetivo do seminário é apresentar esses serviços à população e futuramente poder oferecê-los dentro do serviço de saúde. 
Para participar do seminário é importante fazer a inscrição no local do evento, que será no Espaço Seicho No Ie, na Av. Pacaembu,101 - Estufa 01 - Ubatuba - SP. Nos dias: 1 e 2/9 , das 8hs às 19 hs.
Muitos profissionais acreditam e se empenham nesse trabalho. Teremos palestrantes de vários lugares com disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos: Ubatuba, São Paulo, Brasília, Pindamonhangaba.
Os temas do seminário incluem  fitoterapia, antroposofia, homeopatia, medicina chinesa ,osteopatia, florais e abordagens como dança circular.
Estarei participando com a palestra Como atuam os Florais. Fiquei muito feliz pelo convite, que alias veio através da divulgação do artigo publicado aqui pelo InforMar Ubatuba, no qual eu falei sobre os Florais da Mata Atlântica Ararêtama. Na palestra que acontecerá às  17hs do dia 1º de setembro abordarei os Florais de uma forma geral e também falarei um pouco sobre os moduladores frequênciais. Ficaram curiosos? Então venham à palestra!

È   importante sabermos o que acontece aqui no nosso município. No Centro Integrado são oferecidos atendimentos ambulatoriais em homeopatia e em alguns postos é oferecido o atendimento em osteopatia. E com muita alegria fui informada que teremos atendimento com acupuntura a partir do mês de setembro!
A fitoterapia também comparece através das "rodas de chá" que são realizadas no posto do Itaguá na primeira sexta-feira de cada mês. É um espaço de troca e em cada encontro é estudado o uso de plantas medicinais e outras práticas integrativas complementares.  O projeto é iniciar um trabalho para que essas rodas  aconteçam em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ubatuba.
Quanto mais pessoas interessadas nessa abordagem, mais ganhamos espaço. Então, procure um posto de saúde e peça um encaminhamento para as enfermeiras e/ou médicos.
FONTE..........www.informarubatuba.com





Nenhum comentário

Postar um comentário