.

.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Biblioteca municipal reabre após mutirão para higienização do acervo

Reabriu nesta segunda, 01 de agosto, a Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, que esteve fechada ao público entre os dias 04 e 29 de... thumbnail 1 summary


Reabriu nesta segunda, 01 de agosto, a Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, que esteve fechada ao público entre os dias 04 e 29 de julho.
Neste período, a equipe de funcionários – composta por uma bibliotecária, dois agentes culturais e uma estagiária – se dedicou a uma tarefa nobre, porém bastante trabalhosa: a limpeza do acervo.



Os livros foram higienizados um a um, utilizando técnicas profissionais que a bibliotecária Keila Redondo aprendeu em curso ministrado pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – ABER.
“No treinamento que fiz nos dias 30 e 31 de maio em São Paulo, aprendi a remover poeira e detritos com o mínimo de danos aos livros. Também percebi a importância da oxigenação periódica das folhas, para minimizar o odor de mofo e prevenir a proliferação de fungos, já que a umidade e a maresia são inimigos naturais dos livros”, explica a bibliotecária, que repassou aos seus colegas da biblioteca as técnicas absorvidas na capacitação.
“É muito gratificante pode oferecer ao leitor um livro de boa aparência, agradável de se manusear”, celebra a agente cultural Jussara Cordeiro Guimarães, que integra a equipe da biblioteca.
Neste mutirão, a equipe higienizou 4.467 dos cerca de 20 mil volumes que compõem o acervo da biblioteca. A limpeza do acervo vai prosseguir de forma continuada, em duas estações de trabalho que foram montadas na biblioteca especialmente para essa finalidade.

FONTE........FUNDART

Nenhum comentário

Postar um comentário