.

.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Caiçarada 2016 movimentou Ubatuba

O 11º Festival da Cultura Popular Caiçara – Caiçarada 2016 – realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, na Ilha dos Pescadores, no centr... thumbnail 1 summary

O 11º Festival da Cultura Popular Caiçara – Caiçarada 2016 – realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, na Ilha dos Pescadores, no centro de Ubatuba, foi mais uma vez sucesso de público e de crítica.



O evento contou com apresentações da cultura tradicional caiçara, como o fandango, as congadas, o maracatu e a viola, além de bandas locais e contação de causos. Teve também corrida de canoa caiçara no domingo cedo.
Além das apresentações culturais, o espaço da Casa Caiçara mais uma vez ofereceu aos turistas e moradores a degustação de café com melaço, paçoca batida no pilão, batata-doce e banana assadas no forno à lenha, típicos das comunidades tradicionais de Ubatuba.
Já a Barraca da Tainha foi o principal ponto de encontro de quem buscou saborear a culinária local. Tainha assada, bobó de camarão e azul marinho, além de porções diversas, foram alguns dos pratos preparados pelas pescadoras e pescadores que atuam no local. Jerri Morais, presidente da Colônia Z-10 de Pescadores, conta que foram comercializados cerca de 400 quilos de tainha e sororoca nesta edição da Caiçarada.
Quem foi ao evento ainda teve a oportunidade de adquirir o artesanato indígena e de grupos de economia solidária locais além de provar doces e pratos diferentes, como talharim de pupunha e salgados e doces à base de biomassa de banana.
Para Diva e Mário, turistas de São Paulo, foi uma grata surpresa conhecer a festa: “A tainha é excelente. Além de saborosa, o preço é muito bom. E o acolhimento que recebemos de todo mundo que trabalhou na festa soma ainda mais pontos. Vocês estão de parabéns!”
Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Nenhum comentário

Postar um comentário