.

.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Parque Estadual Serra do Mar completa 39 anos

Amanhã, dia 30 de agosto, o Parque Estadual Serra do Mar completa 39 anos de preservação da biodiversidade, história, cultura e r... thumbnail 1 summary




Amanhã, dia 30 de agosto, o Parque Estadual Serra do Mar completa 39 anos de preservação da biodiversidade, história, cultura e recursos naturais.  Com seus  332 mil hectares, o local é a maior Unidade de Conservação do Bioma Mata Atlântica no Brasil.



Para comemorar essa data tão importante, diversos núcleos irão oferecer uma programação especial e gratuita para a população do entorno e visitantes de todos os lugares. De acordo com o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, a data de 30 de agosto é um marco na conservação, não só para o Estado de São Paulo, mas para o Brasil.
“Sabemos que, atualmente, restam apenas 8% da cobertura original da Mata Atlântica. O Parque Estadual Serra do Mar é o maior corredor ecológico deste bioma no Brasil, estendendo-se desde o Litoral Norte até o Litoral Sul do Estado. Esta grandiosidade que engloba 25 municípios paulistas é vital para milhares de espécies da fauna e da flora. Temos muito que comemorar: a perpetuação e ampliação da Mata Atlântica, o inestimável trabalho de educação ambiental realizado nos núcleos, a valorização da cultura tradicional, o fomento ao turismo sustentável e o fornecimento de recursos naturais, como a água potável que abastece as cidades. O PESM é uma verdadeira preciosidade do Estado de São Paulo.”
Paulo Almeida ressalta ainda que, nesta data, seria impossível não lembrar da dedicação e empenho de todos os funcionários da Fundação Florestal em prol da conservação do PESM, assim como a grandiosa contribuição de tantos profissionais, como o pesquisador científico do Instituto Florestal, Hélio Ogawa e o ambientalista Paulo Nogueira Neto, que tiveram um olhar para o meio ambiente, quando pouco se falava sobre o assunto. “Seu legado trouxe muitas contribuições para as áreas de conservação ambiental, preservando a vida silvestre e a biodiversidade paulista e a própria Serra do Mar.”

Confira abaixo a programação nos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar:

Núcleo CaraguatatubaNo dia 30 de agosto, monitores ambientais estarão nas ruas de Caraguatatuba, conversando com moradores e turistas, divulgando a UC e a necessidade da preservação ambiental.
Já no dia 4 de setembro, o núcleo oferece as trilhas monitoradas do Jequitibá e Poção. Para a realização dessas trilhas, o uso de calçado fechado e roupas adequadas são obrigatórios.
Núcleo CunhaEm 30 de agosto, das 8 às 16h, a equipe do Núcleo Cunha recebe alunos de escolas da região, para uma programação divertida e educativa que inclui gincanas ecológicas e plantio de mudas da palmeira jussara em suas trilhas.
Núcleo Itariru – PESMNo dia 30 de agosto, a partir das 8h, serão oferecidas diversas atividades abertas ao público em geral, como palestras, trilha sensorial, caminhada, plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.
Núcleo Padre Dória – PESMNo dia 30 de agosto, a partir das 8h, o núcleo oferece a Trilha Sensorial Pegadas na Mata. Nesta atividade, o visitante tentará descobrir o que há de elementos da natureza durante o percurso, utilizando sentidos como olfato, tato e audição. O objetivo da ação é desenvolver nos participantes a consciência ecológica, com atividades divertidas que estimulam a curiosidade sobre a biodiversidade contida na Unidade de Conservação.
Núcleo Santa Virgínia – PESMEntre 29 de agosto e 2 de setembro, a partir das 8h, será realizada no município de Natividade da Serra, uma exposição sobre o Parque Estadual Serra do Mar, na Secretaria de Cultura do município, oferecendo informação e despertando a curiosidade dos visitantes para que se sintam convidados a conhecer a Unidade de Conservação.
Já na cidade de São Luiz do Paraitinga, entre 29 de agosto e 1° de setembro, serão realizadas palestras em diferentes escolas da região. Os alunos da Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia farão uma experiência científica com a confecção de um simulador de chuva, seguida de uma visita ao núcleo.
Núcleo PicinguabaNo dia 30, às 14h, o núcleo promoverá uma palestra com o tema “O outro lado do ecoturismo – A mão de obra antes da prática”. O evento, que acontecerá no auditório do Centro de Visitantes da Unidade de Conservação.  A palestra será ministrada por Vânia Carrozzo, da ONG Bandeira Verde e Sala Verde de Ubatuba, e tem como objetivo envolver a comunidade do entorno com os programas de uso público e educação ambiental do parque, além de informar sobre a importância dos aspectos históricos, sociais e ambientais do Núcleo Picinguaba.
Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Foto: Divulgação

Nenhum comentário

Postar um comentário