.

.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

FOLIÕES DO DIVINO MANTEM VIVA A TRADIÇÃO EM UBATUBA

                                      Com o apoio cultural da FundArt a tradicional Folia do Divino do Espírito Santo de Ubatuba fina... thumbnail 1 summary
                                     


Com o apoio cultural da FundArt a tradicional Folia do Divino do Espírito Santo de Ubatuba finalizou em setembro mais um ano de peregrinação pelo município.
Em 2016 a caminhada religiosa percorreu mais de 40 bairros, entre eles vilarejos, praias e sertões levando às comunidades além da tradição de fé a cultura popular local através de suas cantorias e saberes.



De abril a setembro, o grupo de foliões visitou ao todo 447 casas/locais, incluindo as capelas e/ou igrejas dos bairros, cumprindo com os objetivos do projeto apresentado à FundArt no início do ano.  Segundo o folião Mario Gato o número de devotos e pedidos para visitação está cada vez maior, fazendo com que a peregrinação se prolongue durante o ano.

Presente no modo de vida do caiçara desde a época da colonização europeia, a Folia do Divino firma-se como importante manifestação cultural no município. Mestre Pedrinho ressalta que a peregrinação acontece há cerca de 300 anos em Ubatuba e se mantém viva graças a devoção dos foliões.
Desde 2013 o atual Governo Municipal apoia,  através da FundArt, a Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba. O apoio cultural se dá por meio do auxílio financeiro e de transporte ao grupo de foliões que percorre toda a extensão do município durante meses.
Para Paulo Motta, Diretor Presidente da FundArt, apoiar a Folia do Divino significa preservar a memória de Ubatuba através de seus costumes populares, já dizia Idalina Graça: “Povo que não tem memória, não tem nada pra contar”.
Confira abaixo o registro da visita dos foliões na Barra dos Pescadores, também parte da programação da 93ª Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba, realizada em junho deste ano.

FUNDART

Nenhum comentário

Postar um comentário