.

.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

LIRA PADRE ANCHIETA COMPLETA 56 ANOS E SE APRESENTA NA UNITAU.......

 Antigos componentes da Lira Padre Anchieta Por: Da Redação.....Jornal   A  Cidade de Ubatuba e Região 5 de Novembro de 2016 às 08:0... thumbnail 1 summary
 Antigos componentes da Lira Padre Anchieta


Por: Da Redação.....Jornal   A  Cidade de Ubatuba e Região
5 de Novembro de 2016 às 08:00
No mesmo ano em que Brasília foi inaugurada por Juscelino Kubitschek, nascia em Ubatuba a Banda Lira Padre Anchieta que este ano comemora 56 anos com uma apresentação no auditório da Unitau na próxima sexta-feira, 11, à partir das 21 horas com entrada franca.




A Banda Lira Padre Anchieta foi fundada em 11 de outubro de 1960 pelo oficial de Justiça, Sr. João Clemente Barbosa e pelo Maestro Herculano Barros Pinto, que permaneceu como regente até 1967. Após sua saída, vários maestros regeram a banda, dentre eles, o Maestro Pedrinho. Atualmente, o grupo encontra-se sob a regência do Maestro Amarildo da Hora.
A Banda possui uma renomada história de atuação no município e tem atualmente em seu quadro de profissionais, músicos com formação no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, antiga Universidade Livre de Música, a ULM, cujos instrumentistas estão entre os melhores do Brasil.
Alguns dos instrumentistas da Banda Musical também participaram de estágios como o da Banda e Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Avon e Orquestra Experimental de Repertório, dentre outros.
O grupo também possui uma vitoriosa e brilhante participação em Festivais como o do Conservatório de Tatuí e de Festivais de Inverno de Campos do Jordão.
Aliando tradição e experiência, a Banda Lira Padre Anchieta busca proporcionar cultura musical para crianças, adolescentes e adultos do município através da realização de concertos musicais e o ensino ou aprendizagem da música através de instrumentos de sopro, percussão e voz, representando um elemento importantíssimo de inclusão social que precisa ser mais divulgado e valorizado.

Riqueza cultural
 
Em 2012, por ocasião das comemorações de 50 anos da Banda Lira, o presidente na época da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto ressaltou que “a riqueza cultural de um lugar depende dos valores que lhes são vitais para sua história e autoestima. A Banda Lira Padre Anchieta é um desses patrimônios. Por toda a sua história, que exigiu ações positivas de muitos, a nossa ‘Lira’, também pela qualidade musical que apresenta, se inscreve como dos mais importantes empreendimentos culturais de Ubatuba”.

“Lira 56 Anos”
 
A Banda Lira Padre Anchieta comemora no próximo dia 11 de novembro seu aniversário de 56 anos. Com o passar das primaveras a relação tempo e espaço inevitavelmente torna perceptível elementos que constituem o patrimônio imaterial de um povo, ou seja, memória, história e identidade. Este patrimônio pode ser fixado através de uma poesia, aquarela, dança, cantoria etc e exteriorizados pelas mais diversas culturas presentes em nosso planeta azul.
A primeira apresentação da Banda Lira Padre Anchieta em Ubatuba aconteceu no ano de 1960, na Praça Nóbrega, mas foi na Praça Exaltação à Santa Cruz onde a “Furiosa”, como era carinhosamente chamada, que a Lira encontrou um lugar na memória do povo ubatubano e de turistas de todas as partes do Brasil. Seu Filhinho e Dona Ofélia ouviam entusiasmados as apresentações da calçada de casa, o verdor das copas das palmeiras imperiais que circundam a praça eram intensos, os poucos carros que transitavam pelo local podiam contornar o coração da cidade. Quanta lição e quanta história há numa praça! Por isso sem perder o otimismo e a coragem é preciso fazer algumas análises para que aquilo que é importante não morra. Viva. Necessário é arrancar os pregos e cuidar.
Ao lembrar e refletir sobre os Baluartes da Banda Lira Padre Anchieta: Maestro Herculano de Barros Pinto, Maestro Pedrinho, Maestro Antonio Maximiniano, Maestro Alváro Ferraz e Mauro Carneiro Bastos, o Maurinho da Caixa, que recentemente partiu deixando saudades, a compreensão daquilo que é importante vai naturalmente se revelando, com isso a responsabilidade por transmitir um legado às gerações futuras ganha status de missão.
O desafio da geração atual de músicos é enorme, mas vem sendo cumprida com muito comprometimento. A Banda Lira Padre Anchieta atualmente é responsável por um projeto cultural/ musical na cidade de Ubatuba com alcance pedagógico, estético e social apto a mensuração qualitativa. São muitos os músicos que iniciaram suas carreiras na Lira e que hoje integram renomadas formações artísticas de nível nacional. O coro da Lira e o projeto Lira do Amanhã representam o núcleo pedagógico com grande potencial para descoberta de novos talentos e, sobretudo para a formação moral, estética e ética através da arte. Os grupos de câmara: Free Som, Lira Sax, e a Banda de coreto Maestro Pedrinho juntamente com a Lira Padre Anchieta desenvolvem a pesquisa musical e são responsáveis pelo encontro e a experiência: obra, público e intérprete.
A Banda Lira Padre Anchieta convida todos a participarem de um pedacinho desta história em uma apresentação no dia 11 de novembro às 21:00, na Etec Centro Paula Souza - Extensão Ubatuba (Auditório da Unitau - Itaguá). A apresentação terá entrada franca e a participação de convidados especiais. A Lira, além de comemorar seu aniversário, aproveita para homenagear os 150 anos de Anacleto de Medeiros, compositor, intérprete e maestro com grande contribuição para o patrimônio cultural brasileiro.
Aproveitando o momento, a Banda Lira agradece a todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história seja como músico, ouvinte, colaborador, arranjador, ou qualquer outra função.
 

Nenhum comentário

Postar um comentário