.

.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

CARTA DE MORADOR DE UBATUBA COM RECOMENDAÇÕES A TURISTAS VIRALIZA NA WEB

Carta de morador de Ubatuba com recomendação à turista viraliza na web (Foto: Reprodução/Facebook) Uma carta de um morador de Ubat... thumbnail 1 summary






Carta de morador de Ubatuba com recomendação à turista viraliza na web (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma carta de um morador de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, com recomendações para os turistas que visitarem a cidade neste verão viralizou nas redes sociais. Em menos de um dia, as dicas, compartilhadas em um grupo no Facebook, tiveram mais de 850 curtidas e 340 compartilhamentos.



Na carta, o bartender André Felipe de Camargo, fala das belezas da cidade e como os moradores se preparam durante todo o ano para receber os turistas. No entanto, ele destaca a necessidade dos turistas também respeitarem a cidade.
Ubatuba tem 86 mil habitantes e tem a expectativa de receber um milhão de pessoas no período entre o Natal e Ano Novo. Em sete tópicos, o morador pede que o turista respeite as sinalizações de trânsito, seja educado com os moradores e outros turistas, jogue lixo no lixo, não beba e dirija, não leve o animal de estimação à praia, não coloque som alto no carro e não leve comida para a praia, para incentivar o consumo local.


"Escrevi a carta com o intuito de dar boas vindas aos turistas e passar a eles algumas 'normas de conduta' para que as suas férias sejam as melhores possíveis. Eu respeito muito os turistas, dependemos muito deles sobretudo nesse período de férias", avaliou.
Ele contou também que o item em que pede para não levar comida para a praia, foi o que mais gerou repercussão. No item ele diz: 'Além de ser totalmente anti-ético e anti-higiênico, é uma enorme falta de respeito com os trabalhadores que ali estão para te servir. Eles se prepararam o ano inteiro para ganhar seu dinheirinho nessa que é a melhor época do ano', diz na carta.         
"Minha intenção foi valorizar o comércio local. Eu entendo que alguns comerciantes colocam preços abusivos, que tem gente que quer levar comida para crianças, mas a ideia é valorizar a cidade e quem mora nela. Além de que muita gente que leva comida, deixa lixo na praia", disse. 
Para ele, é obrigação do morador cuidar das praias e pedir que quem passe na cidade tenha o mesmo respeito e respeito. "O nosso maior patrimônio são as nossas praias. A obrigação de todo caiçara é zelar por elas, orientando os turistas com educação e prazer", completou.
Repercussão
A postagem gerou mais de 170 comentários. Alguns internautas apoiaram o texto e outros rebateram algumas das dicas.

"Acho imprescindível que cada um cuide do espaço que fica e que recolha o seu [lixo] e coloque na lixeira mais próxima. Mas quanto à comida, cada um tem o direito de levar o seu lanchinho ou as suas frutas ou algo que goste, mas ninguém deve ficar refém de certos comerciantes que só porque é temporada, [eles] enfiam a faca nos turistas para compensar o que não vendem na baixa temporada", disse um internauta.
Outro internauta também falou dos preços, mas concorda que a praia precisa ser bem cuidada. "Ubatuba é perfeita! Mas os valores que isso prestadores estão cobrando é absurdo! Todos esperam o ano todo pra desfrutar dos lugares mais aí complica! Vamos curtir , preservar as praias limpas e descartando o nosso lixo no lugar certo!", orientou. 

FONTE....................http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2016/12/carta-de-morador-de-ubatuba-com-recomendacao-turista-viraliza-na-web.html


Nenhum comentário

Postar um comentário