.

.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Comércio e consumo de moluscos bivalves voltam a ser permitidos

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo anunciou no dia 8 de dezembro a liberação do comércio e do consumo de molu... thumbnail 1 summary
O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo anunciou no dia 8 de dezembro a liberação do comércio e do consumo de moluscos bivalves, isto é, aqueles que apresentam conchas com duas peças como, por exemplo, os mexilhões, as ostras e os mariscos, entre outros.




A interdição havia sido determinada em julho deste ano como medida preventiva, em consequência da maré vermelha, fenômeno que atingiu o litoral brasileiro e resulta da proliferação da alga Dinophysis acuminata. Os moluscos bivalves filtram a água e acumulam a toxina dessa alga.
A análise de amostras de moluscos e da água do mar coletadas nos meses de outubro e novembro nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba não indicaram a presença dessas toxinas e nem a de microalgas nocivas.
Leia a íntegra do comunicado CVS-Sama/Ditep n° 038/2016 no link: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/zip/DOE%20Comunicado%20CVS-Sama-Ditep%20038-2016.pdf


FONTE..............WWW.UBATUBA.SP.GOV.BR

Nenhum comentário

Postar um comentário