.

.

sábado, 31 de dezembro de 2016

FAROFA TROPICAL COM BANANA E MARACUJÁ

Texto e Foto: Maria Capai Será que existe quem não goste de farofa? Conheço avessos a jiló, quem olhe um frango ensopado e solte ... thumbnail 1 summary

Texto e Foto: Maria Capai


Será que existe quem não goste de farofa? Conheço avessos a jiló, quem olhe um frango ensopado e solte um “gosto” relutante e envergonhado, quem faça cara feia só de sentir o cheiro do coentro, quem olhe um polvo e solte um “eca“.



Mas com farofa nunca vi uma cara de desgosto, uma única crítica ou sequer um “não, obrigada“. Pelo contrário: ouço suspiros e declarações como a do Antonio dizendo que não há comida mais perfeita que arroz, feijão e farofa, ou do meu cunhado francês que se apaixonou por todas as variações da farinha de mandioca bem temperada e torradinha.
Minha preferência declarada é pela farofa de banana com bacon, mas, como é um acompanhamento que preparo com frequência, vira e volta aposto em variações como  a farofa com couve e beterraba, a farofa de camarão ou esta com frutas que fica uma delícia com aves ou carne de porco.
 E vocês, quais farofas costumam preparar em casa?
 Ingredientes para a farofa com banana e maracujá
2 colheres de sopa cheias de manteiga
2 dentes de alho espremidos
Sementes de 1 maracujá
2 colheres de sopa do suco do maracujá
2 bananas prata médias cortadas em rodelas
1/2 cebola roxa cortada em pedaços pequenos
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 xícara de farinha de mandioca
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto
 Modo de fazer
Abra o maracujá e coloque a polpa sobre uma peneira para separar as sementes do suco. Reserve.
Numa panela ou frigideira grande em fogo baixo, aqueça uma colher de manteiga e frite o alho. Acrescente as sementes do maracujá e em seguida as rodelas de banana. Frite um pouquinho mais e junte a cebola e a salsinha (se preferir pode deixar a salsinha pro final). Agora entra a farinha de mandioca e o sal. Siga mexendo até que o ponto da farofa esteja a seu gosto: mais ou menos torrada. Para finalizar, regue com o suco de maracujá e mexa um pouco mais.
Junte o azeite e o restante da manteiga e desligue o fogo.

MCMaria Capai é artista plástica, produtora de conteúdo de gastronomia e estilo de vida & Criadora do Diga Maria.
Instagram e Twitter @digamaria



Nenhum comentário

Postar um comentário