.

.

sábado, 31 de dezembro de 2016

POLICIA MILITAR CONTA COM O APOIO DE MAIS 216 POLICIAIS NA OPERAÇÃO VERÃO 2016/2017......

Operação Verão 2016/17, iniciativa da Polícia Militar (PM), se organiza todos os anos para reforçar a segurança do município de Ubatuba,... thumbnail 1 summary

Operação Verão 2016/17, iniciativa da Polícia Militar (PM), se organiza todos os anos para reforçar a segurança do município de Ubatuba, que estima receber cerca de um milhão de turistas nesta temporada.



Através de um planejamento foi definido um reforço com mais 216 policiais para atuar junto aos cerca de 110 PMs do efetivo de Ubatuba. Somando assim, mais de 336 policiais a serviço da cidade.
De acordo com o Capitão Robert Scott Brunocato Neill, os policias que participam da Operação são tenentes, sub-tenentes, cabos e soldados, de ambos os sexos. “Os 216 policiais que estão nesta Operação vieram de diversos batalhões, da Escola de Soldados de Pirituba (SP) e Tenentes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Todos com conhecimento técnico operacional e, serão acompanhados de Sargentos e oficiais experientes do município”, explica o Capitão.
Ele acrescenta que o reforço também conta com um helicóptero águia da PM e mais 24 viaturas, somando um total de 40 viaturas. Entre o apoio logístico de Força Tática está a Ronda ostensiva com apoio de motocicleta (Rocam), a rádio patrulha, bikes e bases comunitárias móveis distribuídas estrategicamente próximas a comunidades, áreas centrais, comércios e mais uma ao Sul do município, no bairro Maranduba. “A base móvel de Maranduba conta com 60 policiais e viaturas fixadas durante as 24 horas do dia, alojados no local”, informa Scott.
Ele acrescenta que ao Norte da cidade uma viatura percorrerá os bairros de Itamambuca até Camburi, além das Operações de Direção Segura (ODS), policiamento em forças táticas e Rocam transitando por estas comunidades.
Segundo o Capitão as ODS atuam em toda a orla, especialmente em saída de baladas, Avenida Iperoig, Praia Grande e Perequê Açú, com uso de bafômetros e tolerância zero ao consumo de álcool. “O foco são locais onde há maior aglomeração. O nosso objetivo é prezar a segurança através da prevenção primária”, pontua.
Ele acrescenta que a prevenção primária também depende do cidadão e que as informações são divulgadas inclusive através de reuniões em comunidades, “as recomendações são aspectos de prevenção que o próprio cidadão deve tomar”, diz.
Entre as recomendações Scott destaca: não deixar o portão da residência aberto em dias de festa, não ostentar objetos de valor e eletrônicos, não contar dinheiro em estabelecimentos, evitar estacionar os veículos com objetos a mostra ou em ruas ermas e com falta de iluminação. “Além de comunicar imediatamente a PM através do 190, quando da percepção de indivíduos em atitudes suspeitas”, recomenda Scott.
Sobre os indultados, o Capitão explica que existe uma listagem dos que residem no município e também monitoramento da PM. “Em algumas situações o indultado está em dívida e pode também ser vítima. Porém, os casos envolvendo indultados não têm causado impacto significativo em nossos índices criminais”, analisa. Indultados são presos que recebem saídas temporárias fundamentados na Lei de Execução Penal (Lei n° 7.210/84), em geral tem esta liberdade de saída para passar datas comemorativas específicas, tais como Natal.
Para a virada do ano a PM preparou um esquema especial onde 100% da corporação trabalhará.
O capitão explica que a atividade fim do policiamento ostensivo é a prevenção.
A Operação Verão começou no dia 19 de dezembro e termina no dia 05 de fevereiro de 2017.
Providências da prefeitura e Guarda Civil Municipal para segurança e fiscalização na temporada
Fonte: Secretaria de Comunicação da PMU
Em relação à fiscalização na temporada, até o dia 31 de dezembro ela funcionará como de rotina: ou seja, uma equipe de fiscais de tributos e de postura, acompanhada da Guarda Civil Municipal (GCM) percorrerá praias definidas nos dias e horários planejados, fazendo a abordagem direta de comerciantes e prestadores de serviços.
Qualquer atividade que não esteja devidamente licenciada poderá ser suspensa e mercadorias apreendidas. Após esse período, é atividade da nova administração.
Com relação à Segurança, a atual gestão da Prefeitura tomou todas as providências necessárias para a Operação Verão 2016/2017. Foram licitadas a alimentação para todo o reforço da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Vidas Temporários e Helicóptero Águia.
Todos os veículos e equipamentos adquiridos na atual gestão para reforço da Guarda Civil Municipal também foram disponibilizados para a operação. Isso inclui três viaturas fiesta, duas blazer, quatro motocicletas para a Guarda Municipal, duas viaturas pick-up (uma do Grupamento Marítimo e outra do Grupamento de Incêndio), bem como um veículo comum para vistoria utilizado pelo Grupamento de Incêndio, além dos rádios comunicadores e coletes. A Defesa Civil também conta com mais uma viatura para realizar seus trabalhos.
A Prefeitura de Ubatuba disponibilizou alojamentos para os policiais de reforço e para a equipe do helicóptero Águia e também é responsável pela confecção da alimentação dos PM de reforço.
A Prefeitura de Ubatuba fez a contratação de 30 guarda-vidas temporários, a fim de suprir as necessidades de prevenção e salvamento nas praias.
No total, são aproximadamente 600 policiais (entre fixos e reforço) destinados a garantir a segurança de Ubatuba na Operação Verão.
Por fim, para que não haja problemas de continuidade com a mudança de governo, a atual gestão da Prefeitura de Ubatuba designou funcionário efetivo para manter o contato com fornecedores e corporações.



Nenhum comentário

Postar um comentário