.

.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

10 dicas para não ser um turista predador

Por: Patrícia Rosseto 17 janeiro 2017 Ubatuba é uma cidade turística com cultura e mata atlântica preservado s , por isso ainda ... thumbnail 1 summary


Por: Patrícia Rosseto
17 janeiro 2017
Ubatuba é uma cidade turística com cultura e mata atlântica preservados, por isso ainda é paradisíaca, para isso perpetuar precisamos ter atitudes de respeito ao meio ambiente e ao próximo
Viajar é muito bom, não? E ir a um lugar paradisíaco como Ubatuba com 102 praias, 20 ilhas, cachoeiras, rios e mata atlântica preservada? Pois é, a cidade é um paraíso! Capital do surfe, o município ainda é o Hawaí de observadores de pássaros.



 

Além das belezas naturais temos muitos locais para ir, em gastronomia são mais de 300 restaurantes com grande diversidade de pratos, sem falar da culinária local. Ubatuba guarda muito bem suas tradições, é uma cidade rica em cultura caiçara, um deleite a descobrir.
Turística, dia a dia se prepara para receber melhor quem aqui deseja passar seus momentos de lazer e descanso. Claro que temos muito a aprender e melhorar, mas a qualidade das suas férias não depende exclusivamente dos cidadãos de Ubatuba, mas também e muito, do comportamento dos turistas.
Que tipo de turista você gostaria de ser? Aquele sustentável que não abusa do ar condicionado e troca as toalhas todo dia, que respeita o meio ambiente e curte a cultura local ou quer ser aquele turista que incomoda quem está em volta e deixa cicatrizes no meio ambiente?
Não é porque Ubatuba é uma cidade turística de pode tudo! Seja gentil e isso vai transformar a sua viagem em uma experiência inesquecível.
1. A gentileza é fundamental para se relacionar em qualquer lugar do planeta, não se esqueça que as pessoas que estão aqui te servindo são moradores, estão trabalhando em vários horários para atender toda uma demanda de turistas. Um pouco de paciência, pois as vezes o atendimento pode atrasar um pouco.
2. Observe os costumes locais. Afinal, muitos moram onde você passa as férias! Aqui em Ubatuba temos algumas peculiaridades de cidade pequena e respeitamos muito uns aos outros, por exemplo, no trânsito os carros favorecem ciclistas, que são inúmeros e, também pedestres. Isso mesmo, aqui paramos o carro para pedestres, ciclistas e damos preferência a eles nas ciclovias.
3. É incrível experimentar a culinária local, desfrutar de frutos do mar e peixes frescos, Ubatuba é rico em variedade de pescados. Solicite a opinião do garçom, ele pode te dar indicações que farão a diferença.
4. Respeite as regras de vestimenta de cada lugar, afinal Ubatuba é uma cidade, é chato ir de sunga ou biquíni a todos os lugares, supermercado e padaria, por exemplo.
5. Horários devem ser respeitados, afinal a cidade que você visita tem pessoas que vivem nela, trabalham, precisam cumprir sua rotina pois não estão de férias como você. Evite dominar o trânsito com lentidão no meio da pista, além das pessoas com compromissos você pode estar na passagem de uma pessoa que precisa chegar ao hospital, trabalho.
6. Não seja barulhento! Conversas e músicas altas podem incomodar os vizinhos que precisam descansar para trabalhar, crianças pequenas e também pessoas especiais que ficam agitadas, além de senhorezinhos e senhorinhas que prezam o silêncio.
7. Seja discreto em hotéis e similares, assim como restaurantes, não faça muito barulho e siga as regras quanto a festas e locais de convivência. Para bagunçar tem pubs, bares, enfim, várias opções para balada. E, outra, andar a pé é bom e você pode se surpreender com belezas, curiosidades e fazer amigos, ou seja, escolha ficar próximo dos locais que mais combinam com seu perfil, por exemplo, se está em família, com crianças, procure praias de águas mansas e evite as praias de tombo.

8. RECOLHA SEU LIXO! Carregue com você uma sacolinha e leve seu lixo com você ou até a lixeira mais próxima. Muitas áreas de Ubatuba são APA, ou seja, área de proteção ambiental permanente, não tem estrutura para coleta de tanto lixo, principalmente quando se tratam de ilhas. Os impactos que estes resíduos causam na natureza são extremos.

9. Não retirar plantas, pedras, flores, frutos, sementes e conchas do ambiente natural onde foram encontradas para que outros também possam apreciá-los e, muito do que vemos, podem não estar mais ali amanhã se não cuidarmos.
10. Seja exemplo! Ajude na educação de outros visitantes, transmita princípios quando houver oportunidade, está é uma atitude responsável.


http://www.ubatubasim.com.br/10-dicas-para-nao-ser-um-turista-predador/ 

Nenhum comentário

Postar um comentário