.

.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Prefeitura de Ubatuba orienta quanto à vacina da febre amarela.....

Em função das suspeitas de casos de febre amarela na cidade de Ladainha (MG), a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Saúde... thumbnail 1 summary



Em função das suspeitas de casos de febre amarela na cidade de Ladainha (MG), a Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Saúde, está orientando a população que viaja para regiões onde há circulação do vírus da febre amarela a tomar vacina específica. A imunização deverá ocorrer 10 dias antes da viagem.


 

De acordo com o secretário de Saúde de Ubatuba, Dr. Alessandro Cacciatore, não há necessidade de vacinação para todas as pessoas. “Nossa região não é endêmica. Portanto a vacina só é recomendada para quem se deslocar para esses locais”, explicou o secretário. Quem tiver a necessidade de receber a vacina deverá entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de seu bairro. “Fazemos um agendamento e a pessoa recebe a vacina em até dois dias, já que cada ampola vem com cinco doses e depois de aberta deverá ser aplicada até no máximo em 4 horas”, orientou Cacciatore.
A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba distribuirá cartazes pela rodoviária localizada na rua Thomaz Galhardo, por onde chegam e partem ônibus para Ladainha.  A partir da próxima segunda-feira, 16, três agentes de controle de endemias da Vigilância estarão presentes no local orientando os viajantes durante o horário comercial.
“Temos muitos amigos aqui que são de Ladainha. Queremos nesse momento prestar nossa solidariedade ao município e ao prefeito Walid, colocando Ubatuba à disposição para ajudar. Nossa secretaria de Saúde já adotou medidas preventivas e de orientação”, esclareceu o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD).

A febre amarela


É uma doença infecciosa causada pelo vírus amarílico, que ataca o fígado e outros órgãos, podendo levar à morte. Os sintomas são parecidos com o da dengue, com febre alta e dores pelo corpo. Uma pessoa não transmite a febre amarela diretamente para outra. A transmissão só ocorre quando um mosquito pica uma pessoa infectada e pica um indivíduo que nunca teve a doença e ainda não tenha sido vacinado. Os mosquitos transmissores são Aedes aegypti (febre amarela urbana) e Haemagogus e Sabethes (febre amarela silvestre).

PREFEITURA   MUNICIPAL  DE  UBATUBA SP.

Nenhum comentário

Postar um comentário