.

.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Programa educacional de resistência às drogas e a violência da PM realiza reunião com instrutores do Litoral Norte

Por Patrícia Rosseto 27 janeiro 2016 O Programa é um projeto gratuito onde policiais militares devidamente tre... thumbnail 1 summary











Por Patrícia Rosseto
27 janeiro 2016


O Programa é um projeto gratuito onde policiais militares devidamente treinados e com material didático desenvolvem cursos e palestras de prevenção as drogas, violência, dicas de segurança e fortalecimento da cidadania em escolas e entidades

Na manhã de quinta feira, dia 26 de janeiro, foi realizada uma reunião com todos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) das quatro cidades do Litoral Norte, na sede do 20° Batalhão da Polícia Militar do Interior (20BPMI), em Caraguatatuba.
De acordo com o Capitão Marcelo Eliano Leite o objetivo principal da reunião é ampliar o trabalho dos instrutores do Proerd nas escolas, “durante a reunião foram discutidas e apresentadas atualizações para os instrutores, como por exemplo, inovações nos meios para desenvolvimento das aulas, inovações de propostas sobre Dicas de Segurança e, inclusive a ampliação das palestras para alcançar alunos de outros anos, através de um planejamento, alinhamento e padronização de procedimentos, conforme regem as diretrizes da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos (DPCDH). Outro intuito da reunião é trabalhar para agregar pais e docentes”, explicou. 




Os instrutores já vêm realizando ações educativas nas escolas do Litoral Norte desde 1996, com a valorização dos alunos, aqueles que se destacam na redação proposta no final do curso recebem medalhas durante a formatura. O curso oferecido pelo Proerd é realizado em todas as escolas municipais e, as escolas particulares que tiverem interesse devem fazer contato com a equipe, assim como entidades interessadas. “Toda instituição que peça por palestras sobre medidas de segurança, trânsito, que envolvem crianças e adolescentes também são atendidas”, explica o soldado Ernani Oliveira da equipe Proerd.
O soldado acrescenta que o Programa este ano vai ministrar cursos para a Guarda Mirim e palestras em entidades e também palestras para os responsáveis pelas crianças, com conteúdo de como lidar com os filhos em educação contra as drogas, violência, como fomentar cidadania, dar bons exemplos e noções de segurança, “para a criançada não aceitar nada de estranho, se algum adulto fizer algum toque inadequado, diferente, que seja abusivo, para que ela saiba identificar, não aceitar e chamar por ajuda. Assim como dicas para atravessar vias e locais para brincar sem se expor a riscos, entre outras tantas dicas e esclarecimento de dúvidas”, finaliza ele.
O Capitão Marcelo explicou como funciona o curso. “O curso conta com 10 aulas de cerca de uma hora cada, com duração trimestral, distribuição de material didático e camisetas, finalizando com uma formatura e entrega de certificado. Hoje, o curso atende alunos do 5° e 7° anos além de visitar os anos iniciais, 1° ao 4° anos com atividades e, palestras para o 8° e 9° anos”.
A reunião contou com a presença do vereador de Caraguatatuba, Sargente de Paula que prometeu sempre ter um olhar de atenção para as necessidades do Programa. Ele foi um dos grandes precursores do projeto no Litoral Norte. 

Proerd pede parceria a comerciantes e empresários

A equipe do Proerd enfatiza a necessidade de parcerias com comerciantes e empresários e pedem que conheçam e façam parte deste projeto gratuito que atua preparando jovens contra drogas, violência e a favor da cidadania. Quando o Proerd consegue parcerias com comerciantes, são oferecidos prêmios aos alunos, fortalecendo as ações do programa.

http://www.ubatubasim.com.br/programa-educacional-de-resistencia-as-drogas-e-a-violencia-da-pm-realiza-reuniao-com-instrutores-do-litoral-norte/ 


Nenhum comentário

Postar um comentário