.

.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

TAMAR e Parques Estaduais de Ilhabela e Ilha Anchieta recebem títulos de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Na próxima sexta-feira, dia 13 de janeiro, às 20:00, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP recebe a certificação de Posto Avançado da Reserva... thumbnail 1 summary




Na próxima sexta-feira, dia 13 de janeiro, às 20:00, o Projeto TAMAR Ubatuba-SP recebe a certificação de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA. O evento terá a presença de representantes dos Parques Estaduais de Ilhabela e Ilha Anchieta, que também receberão a certificação. 





O público será presenteado com a primeira apresentação de 2017 do grupo Concertada, com canções regionais e da MPB, com a participação especial do músico e compositor representante da cultura caiçara, Luís Perequê. O evento será no espaço cultural do TAMAR e a entrada é gratuita.
O título foi anunciado durante a 26ª Reunião do Conselho Nacional-RBMA, realizada na cidade de Maceió, Alagoas. Com a missão de contribuir com o estabelecimento de uma relação harmônica entre as sociedades humanas e o ambiente na área da Mata Atlântica, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA foi a primeira unidade da Rede Mundial de Reservas da Biosfera declarada pela UNESCO no Brasil. É a maior reserva da biosfera do planeta, ocupando áreas nos 17 estados brasileiros onde ocorre a Mata Atlântica.
As Reservas da Biosfera da UNESCO têm 3 Funções básicas - a conservação da Biodiversidade, a geração e difusão do Conhecimento tradicional e científico e a promoção do Desenvolvimento Sustentável. “Os Postos Avançados são as vitrines da Reserva onde a Sociedade pode ver estas funções acontecerem de forma permanente e integrada. O título vale por 4 anos, podendo ser renovado indefinidas vezes caso a instituição mantenha suas atividades com a mesma qualidade. Com o reconhecimento do TAMAR Ubatuba e das sedes dos Parques Estaduais de Ilha Bela e Ilha Anchieta, o Litoral Norte de São Paulo passa a incorporar os 'Roteiros da Biosfera' com excelentes exemplos de ações efetivas no campo da sustentabilidade”, conta Clayton Lino, Presidente do Conselho Nacional da RBMA.
Com 26 anos de atuação no litoral de Ubatuba em prol da conservação e proteção das tartarugas marinhas, o TAMAR Ubatuba recebe anualmente 120 mil visitantes, dentre os quais muitos estudantes e professores da rede pública de ensino. “Sempre nos preocupamos em oferecer ao visitante um olhar integrado entre a natureza e a cultura, entre a floresta e o mar. Exemplos disso são os painéis informativos sobre a fauna e flora da Mata Atlântica e os eventos que ajudamos a realizar, como o Festival da Mata Atlântica, ou que realizamos anualmente, como o Mês da Cultura Popular Caiçara", conta a coordenadora TAMAR Ubatuba, a oceanóloga Berenice Maria Gomes.
A conquista do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera beneficiará não apenas a própria instituição, mas os moradores e turistas de Ubatuba, já que os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva, além de receberem coleção de publicações e comunicação que ficarão disponíveis para pesquisa pública.
O TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal e da Arcor do Brasil.

SERVIÇO
Entrega do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – PARBMA,
com apresentação do grupo Concertada e participação especial de Luís Perequê.

Data: 13/01/2017
Horário: 20:00
Local: Projeto TAMAR Ubatuba-SP
Ingressos: grátis

Mais informações:
Projeto Tamar Ubatuba-SP
Rua Antonio Atanázio, 273, Itaguá
Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046
E-mail: tamaruba@tamar.org.br
Fonte: Tamar



http://acidadeubatuba.com.br/noticia/1158/tamar-e-parques-estaduais-de-ilhabela-e-ilha-anchi/

Nenhum comentário

Postar um comentário