.

.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Ubatuba lança operação de combate ao mosquito da dengue no sábado, 28

A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura no próximo sábado, 28, a operação “Guerra total ao mosquit... thumbnail 1 summary


A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura no próximo sábado, 28, a operação “Guerra total ao mosquito Aedes aegypti”, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A ação inicial se concentrará nos bairros Ipiranguinha, Jardim Ipiranga, Vale do Sol, além da região Centro. O objetivo é baixar o índice de infestação do mosquito para reduzir a possibilidade de transmissão de doenças.




A participação no mutirão é voluntária. Interessados deverão comparecer às 8 horas no Paço Municipal, sede da Prefeitura de Ubatuba, localizado na av. Dona Maria Alves, 865 – Centro, para a divisão em equipes e as orientações. É preciso apresentar-se com camiseta branca, de preferência, e trazer boné ou chapéu, bem como água e protetor solar.
Ações
A frente de combate ao mosquito é integrada por uma equipe de mais de 100 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, funcionários das diversas autarquias e secretarias municipais, além de moradores de diferentes bairros.
O mutirão fará vistorias nas residências, estabelecimentos comerciais e públicos, além de retirar criadouros das vias urbanas. Também serão distribuídos panfletos de orientação a moradores, veranistas, comerciantes e motoristas, além de cartazes. Somente os agentes públicos estão autorizados a entrar nas moradias e estabelecimentos privados.
Os bairros escolhidos para começar a operação são os que apresentam os maiores índices de densidade larvária e números de casos suspeitos de dengue. A ação intensiva com a participação da população continuará nos próximos meses.
“Entrei nesse jogo e vesti a camisa contra o mosquito junto à secretaria de Saúde e à Prefeitura de Ubatuba para que a população possa se conscientizar e ajude a prevenir todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, conta o secretário municipal de Esportes e Lazer, Marcelinho Carioca, que cedeu gentilmente sua imagem à campanha.
Para o prefeito Delcio Sato, a participação da população é imprescindível e o combate ao mosquito deve ser uma ação diária. “Tenho certeza de que com essa postura e a educação cotidiana, vamos vencer essa luta contra a dengue e outras doenças”, destaca.
Faça parte deste combate
– Elimine todo recipiente que possa acumular água ou mantenha-o cobertos ou com a boca para baixo
– Nas praias ou em casa, embale o lixo adequadamente e jogue nas lixeiras
– Limpe semanalmente ralos externos, calhas, caixas d’água, reservatório de água pluvial (chuva) e reservatório de degelo da geladeira
– Em caso de suspeita da dengue, beba muito líquido, procure a unidade de saúde mais próxima à sua casa e faça o retorno para realização do exame laboratorial, conforme a orientação médica.

PREFITURA   DE  UBATUBA  SP

Nenhum comentário

Postar um comentário