.

.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

TAMAR Ubatuba faz campanha para conscientizar sobre a poluição no mar

O objetivo é sensibilizar e informar moradores e turistas sobre a ameça do lixo à vida das tartarugas e de todo o ecossistem... thumbnail 1 summary






O objetivo é sensibilizar e informar moradores e turistas sobre a ameça do lixo à vida das tartarugas e de todo o ecossistema marinho. (Foto: Divulgação/TAMAR)
Com a criatividade dos jovens do Programa Nosso Papel de Futuro, o TAMAR Ubatuba-SP fará campanha neste carnaval para conscientizar sobre a poluição no mar. 





O objetivo é sensibilizar e informar moradores e turistas sobre a ameça do lixo à vida das tartarugas e de todo o ecossistema marinho. A partir do conteúdo desenvolvido pelos 4 eixos do Programa, educação ambiental, protagonismo juvenil, artes e música, os jovens criaram duas histórias em quadrinhos que vão circular pelas praias da cidade neste verão.
O Programa de inclusão social e educação ambiental Nosso Papel de Futuro, que faz parte do Projeto TAMAR, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, envolve 20 jovens da rede pública de ensino em um curso ecoformativo de 1 ano e meio. As histórias em quadrinhos fazem parte da estratégia educativa desenvolvida desde 2013, quando o Programa adotou a Praia do Perequê-açú como foco pedagógico. “Os jovens fizeram o reconhecimento da praia, com estudos do meio ambiente e entrevistas com os donos dos quiosques. Elaboraram abaixo-assinados, fizeram limpezas de praia, confecção e instalação de placas educativas, além de um teatro circense apresentado para as crianças com temas da conservação marinha”, conta a coordenadora do Programa Nosso Papel de Futuro, Cláudia Espinosa.
O artista plástico e cartunista Alexandre Rodolfo fez oficinas com os jovens para ensiná-los a ver por diferentes ângulos e produziu junto com eles as histórias. “O entendimento da linguagem visual é fundamental para que possamos nos comunicar e compreender bem o mundo, ampliando muito nosso poder de reflexão”, destaca o professor. Com elementos do cotidiano das turmas e informações adquiridas por eles durante o curso e as ações na praia, as histórias indicam atitudes e comportamentos que colaboram com a saúde dos oceanos e das tartarugas. “A expectativa é gerar mudanças reais nos frequentadores das praias, para que cuidem coletivamente desse espaço compartilhado e tão especial”, completa Cláudia.
Ameaças à vida das tartarugas marinhas
Redes de pesca, anzóis, degradação de áreas de desova, fotopoluição e a poluição dos oceanos, além das mudanças climáticas, são os principais inimigos das tartarugas e podem interromper a chance de recuperação das cinco espécies que ocorrem no nosso país. O TAMAR participa da Campanha ‘Duração do Lixo no Mar’, realizada em parceria com o Aquário de Ubatuba. “Embora seja um tema recorrente quando falamos em meio ambiente, o lixo é ainda um grande desafio para nossa civilização, pois requer uma mudança profunda nos padrões de consumo e produção, além da necessidade da responsabilidade compartilhada na destinação dos resíduos”, explica a coordenadora de Educação Ambiental do TAMAR Ubatuba, Maria Luiza Camargo.




Conheça o espaço Lixo no Mar



O espaço ‘Lixo no Mar’, que fica no Centro de Visitantes, foi criado com uma proposta lúdica e interativa, como o ‘Túnel da barriga da Tartaruga’ e o ‘Lixômetro’, que demonstram a quantidade de lixo que as tartarugas ingerem no mar; e um painel feito de tampinhas e aro de bicicleta, que mostra a origem dos produtos consumidos diariamente por nós. Também propõe aos visitantes formas de contribuir direta e positivamente com a redução do problema.


PORTAL R3

Nenhum comentário

Postar um comentário