.

.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Vizinhança Solidária se espalha por Ubatuba reduzindo os índices criminais no município

O Programa Vizinhança Solidária está se espalhando pelos bairros do município de Ubatuba, dado o trabalho incessante da Polícia ... thumbnail 1 summary






O Programa Vizinhança Solidária está se espalhando pelos bairros do município de Ubatuba, dado o trabalho incessante da Polícia Militar junto às comunidades.
O bairro Itamambuca foi o precursor do programa, onde está implantado já há 4 meses, localidade onde se observou uma redução significativa dos índices de crimes e perturbação do sossego público, mormente durante a temporada de verão, além da Lagoinha, onde o programa vem sendo realizado desde dezembro do ano passado.




A parceria está em pleno vigor junto aos bairros Lagoinha (Salga, Samola, Sarela e Salam), Itaguá, Horto Florestal (Vila Azul), Itamambuca, Praia do Félix, Praia da Almada, Camburi e em fase de implantação nas Praias Ubatumirim, Picinguaba e Prumirim, onde contatos iniciais junto às comunidades já foram realizados.
O Programa prevê uma parceria entre as comunidades e a PM, de forma que ocorram visitas comunitárias diárias nos locais contemplados, além de serem promovidas reuniões rotineiras com representante da PM a fim de repassar medidas de prevenção primária, medir os resultados e colher informações de interesse para o planejamento do policiamento.
A capacitação dos voluntários para a identificação de fatores que facilitem crimes, reconhecimento de atitudes suspeitas e imediato acionamento da Polícia Militar através do telefone de emergência 190 em casos mais gravosos, são o foco do programa.
O cidadão passa a atuar de forma ativa do cotidiano do bairro, identificando vetores de criminalidade e acionando o poder público para que saneie o problema identificado.
Desde a implantação do programa nos bairros atendidos, houve inúmeras prisões decorrentes da parceria, dentre capturas de procurados, prisões por roubos e furtos, além de, principalmente, prevenir este tipo de delito, haja vista a própria missão constitucional da PM que é de preservação da ordem através do policiamento preventivo ostensivo.
O Comandante da Polícia Militar em Ubatuba, Capitão PM Scott, salienta que o "PVS" vai ao encontro do preconizado na Constituição Federal de 1988, uma vez que em seu artigo 144 é previsto que a Segurança Pública é de DEVER do Estado, sendo DIREITO e RESPONSABILIDADE DE TODOS.
Para participar do Programa, a comunidade deve se organizar, agendar uma reunião junto ao Comando da PM e fazer emergir um Tutor, que ficará encarregado de multiplicar o conhecimento adquirido em treinamentos e palestras, além de ser o contato direto com o comando da PM, ficando ainda responsável pela escrituração de atas das reuniões.
A Terceira Companhia de Polícia Militar em Ubatuba fica na Rua João Ramalho, nº 01, Parque Vivamar.



Fonte: Comunicação da 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior

Nenhum comentário

Postar um comentário