.

.

terça-feira, 11 de abril de 2017

EE AURELINA FERREIRA DE UBATUBA REALIZA PROJETO “CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Coordenado pelas Profª Alaíde Marino e Marinete Almeida, o projeto “ Conscientização do AUTISMO surgiu a partir da neces... thumbnail 1 summary






Coordenado pelas Profª Alaíde Marino e Marinete Almeida, o projeto “ Conscientização do AUTISMO surgiu a partir da necessidade de informar a todos alunos da EE Aurelina Ferreira sobre a Síndrome do espectro Autista, uma vez que a escola já tinha 3 alunos nesta condição e estaria recebendo no ano de 2017 mais 4.









ALUNOS VENDO O FILME UMA VIAGEM INESPERADA



 Durante o Planejamento, os professores montaram um cronograma para apresentação do filme “Uma viagem inesperada”  que conta a história de gêmeos portadores da síndrome do espectro autista e as ações que seriam trabalhadas para comemorar o Dia Mundial do Autismo – 02 de abril. Alguns professores abraçaram a ideia, motivando os alunos e toda a escola se envolveu de alguma maneira.


ALUNOS DESENVOLVENDO ATIVIDADES SOBRE AUTISMO




Há 4 anos a escola vem trabalhando propostas que visam discutir a inclusão. As ações são desenvolvidas baseadas em alguma obra literária ou filme. Em 2013, realizaram o projeto “Fernando Pessoa e a Cultura de Rua”, em parceria com Bruno Estevan, grafiteiro da cidade, foram realizadas oficinas de grafite e com a participação do grupo de Rap da cidade,  DTPK Crew , se inspiraram para a produção de RAP sobre vida e obras de Fernando Pessoa,  já em 2014 o projeto realizado fora baseado na obra de Graciliano Ramos “Vidas Secas” o qual rendeu a escola o 8º Prêmio Professores do Brasil na categoria Educação Digital Articulada ao Desenvolvimento do currículo pela produção de um filme e um documentário sobre a migração na cidade de Ubatuba.


MARCOS VINÍCIUS FALANDO SOBRE AUTISMO AOS COLEGAS



 Em 2015 Jorge Amado e sua obra “Capitães da Areia” foi  a escolha para produção de um filme, trabalhando o tema  da inclusão social.




Em 2016 a Secretaria de Educação de SP em parceria com a Secretária do Estado de Direito da Pessoa com Deficiência disponibilizou o filme “Paratodos” e mais uma vez a escola viu a chance de trabalhar o tema inclusão,  os professores  desenvolveram  atividades contextualizadas ao Currículo do Estado.  Muitas atividades realizadas foram realizadas,  uma delas,  a oficina de brinquedos produzidos com sucatas (tecnologia assistiva de baixo custo) que são usados na Sala de Recursos. Por iniciativa dos alunos,  os professores realizaram uma viagem ao Rio de Janeiro para assistir às competições de Atletismo nas Paralimpíadas.


EXPOSIÇÃO DE ATIVIDADES ALUNOS






Professor Domingos e  a Sra Eliza Gomes Araújo, Presidente da APEAU (Associação de Pais de Espectros Autistas de Ubatuba)


A escola recebeu no dia 23 de março a Sra Eliza Gomes Araújo, Presidente da APEAU (Associação de Pais de Espectros Autistas de Ubatuba), mãe de um garoto de 8 anos, autista. Neste encontro a Sra Eliza esclareceu dúvidas dos professores  e revelou fatos do comportamento de seu filho e a caminhada até o diagnóstico.  Deu algumas dicas de como lidar com o aluno Autista, falou sobre leis e apoio dado às famílias que fazem parte da APEAU.



JAQUE - PROJETO AMIGOS DO MAMUTE


Para coroar o encerramento, Jaque Souza e seu filho “Mamute” do Projeto Amigos do Mamute  e   Elton Herreiras Jr,  representando a Coalização estiveram presentes para um bate papo com os 120 alunos, dos 6ºs anos, realizado  por Jaque Souza  e Manute.

                     


Professores numa roda de conversa com a Sra. Eliza Gomes Araújo, Presidente da APEAU (Associação de Pais de Espectros Autistas de Ubatuba),







Painel de fotos  de  Elton Herrerias  , integrante da "Coalizão "










 Falaram de maneira simples e esclarecedora sobre respeito, aceitação e inclusão.

Pablo "Mamute" se apresentando aos alunos

Segundo Pablo (Manute), autista de 10 anos,  “ Inclusão social é deixar um espaço comum, FAVORÁVEL, pra receber uma pessoa com deficiência. Não basta só colocar ela (sic) lá e deixar.”









Alunos durante  a  palestra apresentada  na EE Idalina




Deste modo, este grupo de profissionais, perante tantas dúvidas, idealizou o presente projeto no intuito de estimular todos os segmentos desta comunidade escolar a analisar, refletir e obter mais informações sobre esta síndrme que é característica de alguns dos alunos para que de forma eficaz promovam a inclusão desses alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE),  no ensino comum.

PROFESSORES DA EE AURELINA EM UMA RODA DE CONVERSA COM ELIZA - PRESIDENTE DA APEAU






 PROJETOS DESENHOS DA SALA DE LEITURA TRABALHANDO O TEMA AUTISMO

Participação da  2 ª Caminhada de Conscientização do Autismo











Pesquisa   feita pelos alunos




Texto  e  Fotos.....
 Coordenadoria   da  EE Aurelina



Nenhum comentário

Postar um comentário