.

.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Presidente da APEAU - Associação de Pais do ESpectro Autista de Ubatuba

Ainda nesta semana, com o apoio do Poder Legislativo e Executivo, será realizada a 1° Jornada do Transtorno Espectro Autista de Ubatuba ... thumbnail 1 summary
Ainda nesta semana, com o apoio do Poder Legislativo e Executivo, será realizada a 1° Jornada do Transtorno Espectro Autista de Ubatuba


Por Raell Nunes  -  Tamoios News , de Ubatuba

Fazendo o uso da tribuna popular na sessão de Câmara dessa terça-feira (4), a presidente da Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba (APEAU), Eliza Gomes Araujo, afirmou que o sonho da instituição é fundar uma clínica-escola destinada às pessoas com autismo em Ubatuba.
Segundo ela, a clínica-escola é um l


ocal adequado para o autista, pois conta com uma equipe multidisciplinar. Além do apoio e orientação das famílias e demais colaboradores, deve haver acompanhamento terapêutico e pedagógico.
O Dia Mundial do Autismo é celebrado no dia 2 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007. Sobre a data especial, a presidente da associação voltada ao autismo fez uma reflexão sobre o assunto. “Esta data foi criada pela ONU para refletirmos sobre ‘o que estamos fazendo sobre essa causa´”, acrescentou.
De acordo com a entidade, em 27 de agosto de 2014 houve a primeira reunião de um grupo de mães do espectro autista na cidade. Em 7 de junho de 2016 consolidou-se a APEAU. “Hoje, somos 16 famílias atuantes e contamos com 45 associados”, disse Eliza S. Gomes Araujo.


Autismo
Com o apoio do Poder Legislativo e Executivo, será realizada a 1° Jornada do Transtorno Espectro Autista de Ubatuba. Nos dias 5, 6 e 7 deste mês, na Câmara, das 18h às 20h, serão debatidos assuntos relacionados ao tema, tais como “Autismo: Diagnósticos e Perspectivas Terapêuticas”, “Autismo e Linguagem”, “Mitos e Verdades sobre o Autismo” e muito mais.
A prefeitura informou que o evento terá a participação de profissionais das secretarias de saúde, educação e esporte.  Conforme esclareceu, a iniciativa faz parte da realização de uma “semana de apoio aos portadores de transtorno do espectro autista”, instituída pela lei n° 3970/17, de 14 de março de 2017.
O Transtorno do Espectro Autista pode ser associado com deficiência intelectual. Isto é, dificuldades de coordenação motora e de atenção. Porém, às vezes, os autistas têm problemas com a saúde física. Dificuldades com o sono, distúrbios no sistema digestivo do corpo e outras condições como síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia são alguns dos sintomas.

Nenhum comentário

Postar um comentário