.

.

domingo, 9 de abril de 2017

Projeto “Zoo Urbano – Sustentabilidade com Arte” passa pelo Tamar de Ubatuba

Na quinta-feira (6), o TAMAR de Ubatuba recebeu uma grande escultura de tartaruga marinha construída a partir de materiais descartados.  ... thumbnail 1 summary
Na quinta-feira (6), o TAMAR de Ubatuba recebeu uma grande escultura de tartaruga marinha construída a partir de materiais descartados. 




A obra de arte faz parte do Projeto “Zoo Urbano – Sustentabilidade com Arte”, que surgiu com artistas de todas as partes do mundo unindo-se para confeccionar esculturas gigantes com resíduos dispensados em grandes cidades. Em 2016, o Zoo Urbano realizou 2 exposições em espaços públicos: o ZOO Urbano Miami e o ZOO Urbano SP no Parque do Ibirapuera, que recebeu cerca de 1.200.000 visitantes.
Cada exposição envolveu artistas locais, internacionais e curadores diferentes, com engajamento e união de esforços em prol de uma conscientização coletiva. Com a proposta de usar resíduos produzidos nas cidades, obteve-se a união entre comunidade, arte e sustentabilidade.

Ameaças às tartarugas marinhas – Para homenagear a conservação das tartarugas marinhas e o trabalho que o TAMAR realiza com o patrocínio da Petrobras, o artista Fábio Souza criou a escultura de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) com a carcaça de um fusca e conta o porquê da escolha deste material. “Uma das principais causas de morte das tartarugas é a ingestão de resíduos que vão para o mar, e tem muitas carcaças abandonadas de fusca por aí, além de ser inegavelmente parecido com uma tartaruga. Com o apoio do Projeto TAMAR reuni todas as informações sobre as espécies e após transformar o fusca em uma tartaruga fiz o seu casco e partes de seu corpo com os materiais que as matam, como se estes já fizessem parte dela. Uma visão de como estamos tratando a natureza mesmo sabendo que os materiais que descartamos podem matá-las”, explicou o artista.

Fábio Souza é produtor de eventos, músico e artista visual. Pesquisador de materiais, ele consegue integrar pneus, fibras e armações, criando o inimaginável. Nos últimos anos, seus projetos e desempenho podem ser vistos em toda São Paulo.

Fonte: Tamar

Nenhum comentário

Postar um comentário