.

.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Dia do Meio Ambiente em Ubatuba será celebrado com programação variada

Shows com músicos locais, teatro de fantoches, exposições variadas e plantio de mudas integram a programação do Dia do Meio Ambiente em ... thumbnail 1 summary


Shows com músicos locais, teatro de fantoches, exposições variadas e plantio de mudas integram a programação do Dia do Meio Ambiente em Ubatuba, que se realiza no 5 de junho, na Praça Treze de Maio, no Centro, das 8h30 às 17 horas. O evento é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a organização não-governamental Amigos da Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU).




Um dos destaques é a exposição “Planeta Inseto”, organizada pelo Instituto Biológico (IB), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Considerado o único Jardim Zoológico público de insetos do Brasil, a exposição tem o objetivo de demonstrar a importância dos insetos na vida dos seres humanos.  São tratados aspectos como sua diversidade, importância para a sustentabilidade, produção de alimentos e saúde pública.
Os insetos representam o maior grupo de seres vivos existentes no planeta Terra. Há 90 espécies de insetos relacionadas na lista da fauna brasileira ameaçada de extinção. Uma delas é o besouro-rinoceronte (coleópteros dos gêneros Megasoma), natural da Mata Atlântica. Outra é o besouro-hércules (Dynastes hercules), um dos mais fortes do mundo. Ambos poderão ser vistos na exposição, que contará tanto com insetos preservados em resina, quanto insetos vivos como o bicho pau, bicho da seda, abelhas e formigas, além de uma corrida de baratas. Para saber mais, visite a página: https://www.planetainseto.com.br/
Programação
O dia começa já às 8h30, com a abertura das exposições Planeta Inseto, Itaguá Azul, Manguezal – berço ameaçado e Aves da Mata Atlântica. Os artistas locais Satya Thai, Miguel Graça, Júlio Mendes e Divino Sununga vão se revezar no palco ao longo de todo o dia.
“Itaguá Azul” é um projeto da ONG APPRU que nasceu com o objetivo de descobrir as causas da poluição da Baía de Ubatuba (Centro e Itaguá). Criada em 2011, foram realizadas várias atividades desde então, como estudos que diagnosticaram que os dejetos do esgoto clandestino e todo o tipo de lixo lançados no rio Acaraú eram a causa da poluição na baía. “Fizemos várias ações de sensibilização da sociedade e também das autoridades públicas como palestras, passeatas, blitz, programas de rádio e TV, entre outros”, conta Antonio Augusto de Oliveira Neto, presidente da APPRU.
A APPRU também realiza a exposição “Manguezal, berço ameaçado”, que apresenta os resultados do levantamento iniciado em junho de 2016 sobre as áreas de manguezais existentes no litoral de Ubatuba, bem como as ações de defesa do caranguejo guaiamum, que está à beira de extinção.
Já a organização Profauna, que trabalha com animais, vai participar apresentando um teatro de fantoches. No dia também será possível ouvir o “seu” Alcides, do Quilombo do Camburi, que apresentará seus artesanatos e técnicas de manejo agroflorestal.






A exposição “Aves da Mata Atlântica”, organizada por Carlos Rizzo, da associação Ubatuba Birds, traz uma pequena mostra das mais de 400 aves que podem ser vistas no município, como é o caso do tangará-dançador, símbolo da cidade, que tem o corpo azul claro e preto e o topete vermelho vivo.
A Coco&Cia – Associação de Reciclagem do Coco Verde e de Catadores de Materiais Recicláveis – explicará como separar e destinar o lixo de forma correta. Já o plantio de mudas será feito na Estrada do Caisão do Porto, no Itaguá, no horário do almoço.
Toda a população está convidada a participar da programação e, em especial, alunos e professores das escolas da cidade.
“Essa é uma data celebrada mundialmente e não poderia passar em branco em nosso município, que tem mais de 80% de sua área voltada para a preservação ambiental e para a proteção da fauna e da flora da Mata Atlântica, sem esquecermos do progresso da cidade com desenvolvimento sustentável avançando para o bem da população”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Virgilio Barroso.
Quem tiver interesse em participar da semana para expor um trabalho pode entrar em contato com Antonio por whats app (12) 99716-8747, pelo email diretoria.appru@gmail.com ou pela página: https://www.facebook.com/AppruUbatubaSP/

FONTE...........PREFEITURA DE UBATUBA SP

Nenhum comentário

Postar um comentário