.

.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

IV Semana do Mar incentiva proteção aos oceanos com ações educativas e atividades culturais em Ubatuba-SP

Com o apoio de diversos parceiros locais, a IV Semana do Mar terá programação especial de palestras relacionadas à con... thumbnail 1 summary








Com o apoio de diversos parceiros locais, a IV Semana do Mar terá programação especial de palestras relacionadas à conservação dos mares e oceanos, exposições, eventos culturais, mutirão de limpeza de praia, soltura de tartarugas marinhas reabilitadas, ações educativas do Projeto TAMAR, Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, e muito mais.
 


    A IV Semana do Mar é uma realização do Projeto TAMAR, do Aquário de Ubatuba e da Prefeitura Municipal de Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil e da Arcor do Brasil.

     Vale destacar a participação da equipe do Projeto Albatroz nas ações educativas durante a IV Semana, que capacitará professores da rede pública de ensino, realizando palestras, atividades educativas, o “Abraço do Albatroz” e participando da limpeza de praia e soltura de tartarugas marinhas.  O Projeto Albatroz, assim como o TAMAR, é parte integrante da Rede BIOMAR, que reúne projetos de conservação da biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

    A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, que em janeiro certificou o TAMAR como PARBMA (Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica), também é parceira da IV Semana do Mar, apoiando as ações educativa com materiais didáticos.

    A abertura do evento começa no dia 05, a partir das 10h, no Projeto Tamar com a exposição “TAMAR 35 anos: uma homenagem à primeira geração de tartarugas marinhas de sobrenome Tamar”. Uma das poucas tartaruguinhas liberadas pelos pesquisadores nas primeiras solturas de filhotes do Projeto TAMAR, em 1982, vai chegar em 2017. Ela nasceu em uma época diferente da de hoje. Após 35 anos de trabalho, o TAMAR conseguiu transformar realidades e colhe agora os frutos de uma parceria com as comunidades litorâneas brasileiras e com a Petrobras. “O Filhote 35 Milhões vem de uma família que quase acabou, não fosse a ideia de pesquisar e conservar as tartarugas no país para que elas ainda pudessem existir nas próximas gerações”, destaca Guy Marcovaldi, fundador e coordenador nacional do TAMAR.

    Às 19h do dia 5, haverá uma mesa redonda no auditório do Aquário de Ubatuba: “Encontro Coral Sol – Um invasor nas nossas águas”, com entrada gratuita.


    Dia 06/06, às 19:30, o Aquário de Ubatuba recebe a coordenadora do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, com a palestra “Projeto Albatroz – redução da captura de aves nas pescarias no Brasil”, entrada gratuita.

    A programação do dia 07/06 começa às 14:30, com Projeto Albatroz realizando no TAMAR a capacitação dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba, com o “Uso didático do Manual de Ecossistemas Marinhos e Costeiros da Rede BIOMAR”. A atividade é voltada para professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

    Nos dias 08, 09 e 10, o Projeto TAMAR e o Instituto Arcor Brasil promovem o II Encontro Jovem TransforMar, com a participação do Aquário de Ubatuba, Projeto Albatroz, Instituto Argonauta e diversos parceiros. O objetivo é sensibilizar, informar e articular os jovens para a elaboração de ações conjuntas em prol da conservação marinha. Estas ações serão apresentadas pelos jovens participantes no encerramento da IV Semana do Mar.

    Ainda no dia 08/06, acontece às 13h, o passeio de observação de tartarugas marinhas, com o apoio da EcoTuba. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site www.ecotuba.com.br . Às 19h, no Auditório do Aquário de Ubatuba, haverá a palestra com entrada gratuita: “Conservação marinha em Ubatuba: Projeto TAMAR, Aquario de Ubatuba e Instituto Argonauta”.

    Dia 09/06, a partir das 19h, no TAMAR, será a inauguração do novo Espaço Temático Sobre o Lixo no Mar, revitalizado com o apoio da Mosaiky, Serasa Experian, Zoo Urbano e do artista Fábio Souza, o mesmo que fez a “tartaruga-fusca” exposta no TAMAR Ubatuba. Durante a inauguração, o Instituto Argonauta lançará seu novo aplicativo para smatphones. E encerramento da noite, será no espaço cultural do TAMAR com apresentação musical da banda Mesa de Dois.

    Dia 10/06, as ações começarão na Praça da Baleia, recém revitalizada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba. Às 9h, acontecerá a limpeza de praia, com coleta de lixo na orla da praia do Itaguá por terra e mar. Ao meio-dia, no mesmo local, o TAMAR realizará a soltura de tartarugas marinhas reabilitadas. A partir das 19h, no espaço cultural do TAMAR, o II Encontro Jovem TransforMar se encerra com a apresentação das propostas discutidas e elaboradas pelo Coletivo Jovem. Na sequência, haverá a assinatura do convênio entre o Projeto TAMAR e a Prefeitura Municipal de Ubatuba: uma parceria que há 24 anos apoia os trabalhos de conservação e pesquisa das tartarugas marinhas no município. E encerrando a IV Semana do Mar, a apresentação musical de Luís Perequê, Rubinho do Vale e participação especial de Dani Lasalvia, com a abertura da banda DTPK.


    O Projeto TAMAR começou nos anos 80 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-TAMAR e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.



SERVIÇO
IV Semana do Mar
De 5 a 10 de junho
Mais informações: Projeto Tamar (12)3832 6202 | 3832 7014
Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá, Ubatuba/SP

Horário de Funcionamento do Centro de Visitantes do Projeto TAMAR
  • Durante férias escolares (dezembro a fevereiro e julho): todos os dias das 10 às 20 horas.
  • Durante o período letivo: Domingo, 2ª, 3ª e 5ª feiras das 10 às 18 horas;
  • Feriados, 6ª feira e sábado, das 10 às 20 horas;
  • 4ª feira fechado para manutenção durante período letivo.

Preços da bilheteria do Projeto Tamar:
  • Inteira: R$ 18,00 (até 30 de junho de 2017)
  • Meia entrada (crianças e jovens até 17 anos e estudantes com identificação, professores com identificação)
  • Gratuito (crianças com menos de 1,20m e pessoas com mais de 60 anos, moradores* de Ubatuba com cadastro prévio)
  • Moradores de Ubatuba devem consultar as regras de cadastro na bilheteria do Tamar ou por telefone.

Mais informações Aquário de Ubatuba:Rua Guarani, 859 – Itaguá, Ubatuba/SP
Tel.: (12) 3834-1382



Anexo: Cartaz da Semana do Mar

Outras informações:

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa 

(19) 98206.1867 –
josepmartins@uol.com.br

Nenhum comentário

Postar um comentário