.

.

domingo, 25 de junho de 2017

Tainha é prato principal na 94ª Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba

A famosa Barraca da Tainha deve atrair milhares de pessoas no decorrer da programação da 94ª Festa de São Pedro Pescador . Em todos os di... thumbnail 1 summary

A famosa Barraca da Tainha deve atrair milhares de pessoas no decorrer da programação da 94ª Festa de São Pedro Pescador. Em todos os dias da festividade, do dia 28 de junho a 2 de julho, haverá no cardápio a refeição típica caiçara, que custará R$ 55.




Além da deliciosa tainha, outras comidas relacionadas à arte culinária estarão no cardápio. Também haverá bebidas diversas. Tudo que envolve a gastronomia estará distribuído em 15 barracas no local da festa (Praça de Eventos).
O evento está  sendo uma realização da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) e Prefeitura Municipal, com a parceria da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, Colônia de Pescadores Z10, Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA) e Fundo Social de Solidariedade. O patrocínio é do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura e Companhia Municipal de Turismo (COMTUR).


História
Durante a Festa de São Pedro Pescador, entre os pescadores, costumava-se cercar as tainhas, retirar de cada cento uma “tara” (tainha maior) e ofertar ao Santo. Ao final, era realizado um pequeno leilão entre os pescadores que, com o dinheiro arrecadado, compravam rojões para a festa.
A Festa de São Pedro acontece sempre no auge da pesca da tainha. Durante os meses de maio a julho, a tainha, proveniente do Rio Grande do Sul, faz uma migração na costa brasileira, passando por Ubatuba e possibilitando ao caiçara uma “abastança” (fartura) nas Festas de São Pedro. Daí a tradição de fazer a “sobrepau” (tainha assada sobre brasas, colocada em cima de galhos de goiabeira verde).
Barraca da Tainha
A Barraca da Tainha foi introduzida na Festa de São Pedro Pescador em 1977. Há anos a FundArt conta com a parceria da Colônia de Pescadores Z10, para contribuir com o fortalecimento da classe pesqueira que arrecada fundos com o evento.



http://fundart.com.br/tainha-e-prato-principal-na-94a-festa-de-sao-pedro-pescador-em-ubatuba/

Nenhum comentário

Postar um comentário