.

.

terça-feira, 20 de junho de 2017

Vila Caiçara fortalecerá a cultura de Ubatuba na Festa de São Pedro Pescador

A famosa Vila Caiçara está sendo montada novamente para 94ª edição da Festa de São Pedro Pescador e mais uma vez fortalecerá a cultura v... thumbnail 1 summary


A famosa Vila Caiçara está sendo montada novamente para 94ª edição da Festa de São Pedro Pescador e mais uma vez fortalecerá a cultura viva do município. O espaço foi integrado à festividade em 2013 e, devido ao sucesso, manteve-se ao longo do tempo.
A Vila Caiçara é composta pela casa de pau-a-pique e fogão à lenha, rancho (local que abrigará uma base do Projeto Tamar), capela de São Pedro e palco-tablado para apresentações de grupos de cultura tradicional.





A localidade, geralmente, vira um ponto de encontro dos “ubatubenses” mais antigos que comentam sobre as histórias, lendas, casos e “causos” da cidade. Entretanto, o espaço também se destina àqueles que pretendem aprender um pouco mais sobre a cultura caiçara.


Aluna da Escola Waldorf Jardim Primavera - Foto: Paulo Zumbi
Aluna da Escola Waldorf Jardim Primavera – Foto: Paulo Zumbi



A edificação está sendo construída pelo Sr. Venturante, da Fazenda da Caixa. Na área, haverá degustação de alimentos e bebidas tradicionais.
Recentemente, os alunos da Escola Waldorf Jardim Primavera estiveram na Praça de Eventos para participar de uma atividade educacional-cultural voltada à construção da Vila caiçara – um contato direto com a cultura dos antepassados.
Segundo a direção Escola Waldorf, a construção de uma casa de pau-a-pique estava alinhada ao currículo da unidade de ensino, além de possibilitar às crianças uma conversa com o Sr. Venturante. Para os professores, também foi uma rica oportunidade de observar as reações de cada criança ao pisar e manusear o barro e edificar uma parede.
Veja as atrações da Festa de São Pedro Pescador que acontecerão na Vila Caiçara:
  • Congada de Bastões de São Benedito Puruba, às 19h, dia 29/06 (quinta-feira)
  • Fandango Caiçara, às 20h, dia 30/06 (sexta-feira)
  • Dança da Fita do Itaguá, às 20h, dia 01/07 (sábado)
  • Leilão de Remos, às 20h30, dia 01/07 (sábado)
  • Grupo “Os Caiçaras” de Paraty- RJ, às 19h, dia 02/07 (domingo)
  •  
  • FONTE   FUNDART UBATUBA  SP

Nenhum comentário

Postar um comentário