.

.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Aeroporto de Ubatuba deve incrementar o turismo regional.

O consórcio Voa São Paulo assumiu na última quarta-feira a operação do aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba. Conforme contrato de c... thumbnail 1 summary



O consórcio Voa São Paulo assumiu na última quarta-feira a operação do aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba. Conforme contrato de concessão assinado com o Estado, devem ser investidos cerca de R$ 18 milhões no aeroporto, sendo R$ 2,5 milhões na construção do novo terminal de passageiros.
 
 

Com a concessão, o aeroporto poderá incrementar o turismo nacional e internacional, principalmente, a partir de envolvimento das prefeituras da região. O aeroporto poderá operar voos “charters”, ligando outros estados até Ubatuba.  Tem tudo para dar certo.

O que ficará difícil será a implantação de uma linha aérea ligando São Paulo ou Rio até Ubatuba. No passado isso não deu certo. É importante destacar que o aeroporto de  São José dos Campos, bem maior e situado no eixo São Paulo/Rio está praticamente desativado devido a falta de passageiros.

História
  
O aeroporto construído na década de 30, começou a operar em 1939. Nesta época, existia uma pista, de grama, com 400 metros de extensão, onde pousavam os “paulistinhas”, aeronaves de pequeno porte.

Nos anos 40, a posição da pista era no sentido de extensão entre a avenida Iperoig e o mar, iniciando na Barra da Lagoa, sentido Praia do Cruzeiro, que oferecia muito risco aos pilotos, devido a presença de amendoeiras e a Estação Metereológica que existia no local.

Em 1949, o Estado investiu em um aeroporto maior, a pista passou a ter 600 metros de extensão por 15 metros de largura e a posição retornou a original. Nos anos 50, aviões de grande porte, para a época, chegaram a utilizar o aeroporto. Aviões pequenos, modelos “Stinson” para até três passageiros, eram comuns no aeroporto, em viagens entre São Paulo e Ubatuba, que duravam cerca de 50 minutos. Eram operados pelas empresas aéreas Valpar e Star, esta uma empresa de taxi-aéreo

Em 1967, a Vasp chegou a ter uma linha semanal ligando Ubatuba a São Paulo e vice-versa. Em 1968, o aeroporto foi remodelado e ganhou uma pista asfaltada. No ano de 2004 o aeroporto foi modernizado e ampliado. A pista passou a ter 940 metros de extensão e largura de 30 metros. O aeroporto também ganhou um terminal para passageiros e estacionamento. O aeroporto registra cerca de 5 mil operações de pousos e decolagens anualmente. 
 
 

Nenhum comentário

Postar um comentário