.

.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

V I I MÊS DA CULTURA POPULAR ACONTECE EM UBATUBA ......

Ilustração em AconteceemUbatubaSP   Para comemorar o mês do folclore brasileiro, o Tamar Ubatuba-SP promove em agosto uma programação... thumbnail 1 summary


Ilustração em AconteceemUbatubaSP  
Para comemorar o mês do folclore brasileiro, o Tamar Ubatuba-SP promove em agosto uma programação especial para valorizar a cultura da região
De 5 a 19 de agosto de 2017, o Projeto Tamar, que conta há 35 anos com o patrocínio da Petrobras, oferece aos visitantes uma programação especial voltada para a valorização da cultura popular brasileira, com destaque para os caiçaras. 




A abertura do VII Mês da Cultura Popular ocorre sábado, dia 5 de agosto, ao meio-dia, com a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada, na praia Itaguá, em frente à “Praça da Baleia”. Às 20h, haverá o encontro do músico Luís Perequê e do Fandango Caiçara, apresentando tradições que até hoje são mantidas vivas. Crianças e adultos vão poder celebrar a cultura local neste resgate da memória dos mais antigos, e saber mais sobre a comunidade e sua relação com a conservação das tartarugas marinhas no país.
A partir do dia 7 de agosto, as escolas que visitarem o Tamar Ubatuba terão a possibilidade de agendar brincadeiras temáticas especiais do Mês da Cultura Popular e jogos folclóricos. Neste dia, nossa contadora de histórias preferida, Mariza Taguada, envolverá o público com as lendas folclóricas, às 14h. Imperdível!
Todos os dias, às 16h45, após a alimentação interativa das tartarugas marinhas, a Sessão Petrobras de Cinema exibe os Curtas da série ‘Juro que Ví - Folclore Brasileiro’, que apresentam o Saci, a Iara, o Matinta Pereira, o Curupira e o Boto cor de rosa em desenhos animados. Nos dias 8 e 15/08 será exibido neste mesmo horário o Curta ‘A Menina e o Mar’.
Nas noites de 11 e 18, às 19h, serão exibidos dois documentários imperdíveis, com um bate-papo com seus diretores. Dia 11, ‘Ubatuba: Um mar de memórias’ e dia 18, ‘Caiçaras às margens do Brasil’.
Dia 12 de agosto, a partir das 20h, o Grupo ‘Dança das Fitas do Itaguá’ abre a noite com sua colorida e animada apresentação, seguida pela exibição do documentário ‘Memórias da Capela - Itagu’, da Gopala Filmes e pelo lançamento do DVD ‘Eu tenho meu sonho’, do mestre quilombola Seu Ze Pedro.
Encerrando as comemorações folclóricas do Tamar, o Grupo Concertada trará, na noite de 19 de agosto, às 19h, belas e encantadas canções populares.
O Tamar começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. Com o patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, hoje o Projeto é a soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentaç&at ilde;o, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Programação
05/08, abertura do VII Mês da Cultura popular, com soltura de tartaruga marinha às 12h, na praia Itaguá, em frente à “Praça da Baleia”; a partir das 20h Fandango Caiçara e Luís Perequê no palco do Tamar
05 a 19/08 (com exceção das quartas-feiras): brincadeiras e jogos folclóricos - agendamento para escolas
05 a 19/08, às 16h45 (com exceção das quartas-feiras, e dos dias 08 e 15/08): curtas da ‘Série Juro que ví - Folclore Brasileiro’
08 e 15/08, as 16h45: curta-metragem ‘A Menina e o Mar’
10 e 17/08, as 14h contação de histórias folclóricas com Marisa Taguada
12/08, a partir das 20h ‘Dança das Fitas do Itaguá’, vídeo ‘Memórias da Capela - Itaguá’ e lançamento do DVD ‘Eu tenho meu sonho’
15/08, às 14h45 curta-metragem ‘O Coronel e o Lobisomem’
19/08, às 19h encerramento com o Grupo Concertada

Funcionamento:

Durante o mês de agosto, o Centro de Visitantes estará aberto todos os dias (exceção de quarta feira), das 10 às 18 horas (segunda a quinta) e das 10 às 20h (sextas e sábados).
Preços de entrada:
Adultos - R$ 19,00;
Crianças acima de 1,20 m, professores, estudantes (com documento comprobatório) – R$ 9,50. Abaixo de 1,20 m e adultos maiores de 60 anos - não pagam.
Moradores de Ubatuba (cadastrados ou portando algum comprovante: título de eleitor, RG, carteira de escola ou trabalho) – não pagam.
Endereço:

Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá - Ubatuba/SP

Telefone:

(12) 3832-6202 e 3832-7014


FONTE.........www.ubaweb.com

Nenhum comentário

Postar um comentário